Interesses econômicos em detrimento da pesquisa pública


20/10/2017 14:48 | Da assessoria do deputado Carlos Neder

Compartilhar:

Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A comunidade científica está preocupada com os rumos da pesquisa pública produzida no Estado de São Paulo, que poderá deixar de existir em detrimento de projetos de pesquisa patrocinados por empresas que, sobretudo, têm interesses comerciais.

O tema foi apresentado na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação, na terça-feira (18/10). No encontro foi discutido o Decreto 62.817, publicado no início de setembro, e que regulamenta a política estadual de ciência, tecnologia e inovação.

A discussão ocorre somente um ano e dois meses depois de solicitada pelo deputado Carlos Neder, que há tempos vem acompanhando a situação dos pesquisadores e dos institutos e fundações públicos do Estado. Na época em que o deputado apresentou o requerimento, em agosto do ano passado, o decreto ainda estava no início de sua elaboração e a ideia era permitir que o parlamento e a comunidade interessada fossem incluídos na formulação da nova política, mas a demora de análise pela comissão da Alesp, e a reticência dos demais parlamentares do órgão, blindaram a participação da sociedade nessa discussão, encobrindo os interesses do governo do Estado. "O tema é abrangente e não está circunscrito a esse decreto, envolvendo uma visão de Estado, de como se dá a relação público-privado, como são produzidas as políticas públicas e qual é o futuro do desenvolvimento do Estado de São Paulo que se pretende sustentável", explicou Neder.

alesp