Assembleia sedia 2º Encontro Estadual de Educação Empreendedora


20/10/2017 15:06 | Da redação - Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Itamar Borges (ao centro)  preside o encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210929.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges (ao centro)  preside o encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210931.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg210941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Idealizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), e pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), presidida deputado Itamar Borges (PMDB), o 2º Encontro Estadual de Educação Empreendedora reuniu prefeitos, secretários de Educação, diretores escolares, professores, vereadores e especialistas para discutir formas de promover a cultura empreendedora.

"O movimento pelo apoio ao empreendedorismo está em crescimento. Este encontro soma-se aos anteriores na difusão de metodologias que estão sendo desenvolvidas para ser aplicadas nas salas de aula", disse Borges. "Nosso desafio é que as 5 mil escolas e os 4 milhões de alunos da rede estadual possam desenvolver habilidades empreendedoras."

O deputado destacou também o fato dos jovens buscarem aulas e projetos de empreendedorismo e o quanto experiências bem-sucedidas vêm contribuindo com a melhora no rendimento escolar, na diminuição da evasão e na maior integração da sociedade com a escola.

Jacques Marcovitch, professor e ex-reitor da USP, apresentou o curso de atualização em Pioneirismo e Educação Empreendedora, desenvolvido pela FEA/USP. O curso, que tem duração de 30 horas, é destinado a professores de todas as disciplinas das escolas integrais, e/ou Fundamental II e Ensino Médio/Técnico, além de educadores de centros de memória, museus e instituições dedicados à cultura do empreendedorismo e do pioneirismo empresarial.

Silvério Crestana, consultor da Frepem, apresentou retrospectiva sobre experiências de inserção do empreendedorismo no ensino formal em municípios brasileiros que fundamentaram a Lei Estadual 15.693/2015, de autoria de Itamar Borges, responsável pelo Plano Estadual de Educação Empreendedora. A professora Gisele Nanini Mathias relatou as atividades que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Educação, descrevendo a matriz de comportamentos e habilidades sobre empreendedorismo, os objetivos e as metas para implantação do Plano Estadual de Educação Empreendedora.

Durante o encontro também foi lançada coletânea com os projetos desenvolvidos pelos participantes da turma de julho de 2017, elaborados por professores e educadores para desenvolver habilidades, competências e atitudes empreendedoras em sala de aula. Em breve, estará disponível em https://usp.br/pioneiros/n/.

alesp