Indicador paulista aponta melhora na economia da região de Ribeirão Preto

O IPRS é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
25/10/2017 13:45 | Da Redação - Foto: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Vinícius Schurgelies, Welson Gasparini, Rodrigo Lopes, Cauê Macris, Léo Oliveira, Nicanor Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Schurgelies, Welson Gasparini, Rodrigo Lopes, Cauê Macris, Léo Oliveira, Nicanor Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Welson Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211328.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211329.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211330.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nicanor Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211331.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Simões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211339.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Região Administrativa de Ribeirão Preto registrou aumento nos indicadores que medem a riqueza dos municípios. O indicador procura captar, ao mesmo tempo, a riqueza do município e a renda familiar. Dos 27 municípios da região, 22 mostraram crescimento neste item.

Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (25/10), na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. As informações são do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), indicador reconhecido pela ONU que aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

O deputado Welson Gasparini (PSDB) acredita que, com o índice, seja possível fazer um plano administrativo mais eficiente. "São boas as notícias do desenvolvimento econômico e social da região de Ribeirão Preto. O importante desse estudo é que ele dá a oportunidade de que cada prefeito administre o futuro da sua cidade com base em dados específicos de Saúde, Educação etc."

Segundo o deputado Léo Oliveira (PMDB), poucos gestores têm acesso aos índices, o que dificulta a tarefa na hora de priorizar o investimento. "Os indicadores ajudam a resolver os problemas não só contando com a sensibilidade de quem administra. Agora, com esses índices disponibilizados pela Assembleia, tenho certeza de que os números que já estavam bons ficarão melhores, esse realmente é o objetivo."

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB), as cidades que compõem a região de Ribeirão Preto estão na direção correta. "Nós viemos hoje para dar boas notícias. É a primeira região até agora sem nenhuma cidade no grupo 5, que é composto pelos municípios com maior dificuldade. Além disso, é importante pontuar que o município de Ribeirão pela primeira vez sai do grupo 2 e ascende para a elite dos municípios paulistas."

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade. O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.



Confira o IPRS 2016 em Ribeirão Preto: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/RibeiraoPreto.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/

alesp

Av. Pedro Alvares Cabral, 201 São Paulo · CEP 04097-900 · PABX 3886-6000