CPI da Fosfoetanolamina elege presidente e vice-presidente


25/10/2017 17:14 | Da Redação - Foto: Raphael Montarano

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211332.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211334.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211335.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211337.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Autoridades e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211338.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Roberto Massafera (PSDB) foi eleito, nesta quarta-feira (25/10), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a liberação da substância fosfoetalonamina sintética no Estado de São Paulo. Na reunião, o parlamentar Rafael Silva (PDT) foi escolhido o vice-presidente. A fosfoetalonamina é popularmente chamada de "pílula anti-câncer" e ganhou destaque recentemente por ser divulgada como promessa de cura para todos os tipos de câncer.

O deputado Ricardo Madalena (PR) defendeu que a CPI busque conduzir com imparcialidade as investigações sobre a substância para conscientizar a população. "Além disso, a comissão irá apurar as razões que motivam o Estado a não realizar pesquisas para a liberação da pílula do câncer", afirmou.

O Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) decidiu, em março de 2017, suspender a inclusão de novos pacientes nos testes com fosfoetalonamina. Os pesquisadores trataram 59 pessoas com dosagens diárias da substância, mas apenas um registrou índice de remissão dos tumores maior do que 30%.

A CPI convidará o professor de química da Universidade de São Paulo Gilberto Chierice, um dos pesquisadores que desenvolveu a substância, para explicar o funcionamento da pílula. Outras autoridades no assunto serão convidadas para prestar esclarecimentos na comissão.

Os membros da CPI terão 90 dias para realizar as investigações. Na próxima reunião, programada para o dia 31/10, os parlamentares irão estabelecer o plano de trabalho da comissão.

Estiveram presentes os deputados, Cássio Navarro (PMDB), Ed Thomas (PSB), Gileno Gomes (PSL), Márcio Camargo (PSC) e Sebastião Santos (PRB).

alesp