Audiência pública discute situação dos moradores do Parque Estadual do Jurupará


26/10/2017 20:21 | Da redação -Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Deputados e convidados do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211519.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados e convidados do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211522.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211521.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211520.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Moradores do Parque Estadual do Jurupará apresentaram, na última quinta-feira (26/10), as condições de vida da região, que enfrenta ordens judiciais de reintegração de posse pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Para o deputado Luiz Turco (PT), organizador do evento, as famílias alocadas na região não apresentam riscos de degradar o ambiente, como é dito na ação contra a comunidade. Ele ressaltou que os residentes "convivem em harmonia com a natureza do parque".

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Parque, Humberto Gonsales, os habitantes têm dificuldades de se defender das ordens judiciais. Ele frisou que as residências na região são "proibidas de serem reformadas pela direção do parque".

O defensor público do Estado de São Paulo, Rafael Faber, acompanha o caso dos moradores desde 2008. Segundo ele, o Estado precisa fornecer meios para possibilitar a vida dos habitantes na região. Ele também destacou que a Defensoria Pública do Estado de São Paulo solicitou a suspensão das ações judiciais e a realização de um laudo que investigue a existência de famílias tradicionais no parque.

"Falta o Governo do Estado na discussão", criticou o parlamentar Alencar Santana (PT).

alesp