Melhorias no atendimento em nefrologia


27/10/2017 15:20 | Da assessoria do deputado Estevão Galvão

Compartilhar:

Estevam Galvão (4º à esq)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211596.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Estevam Galvão recebeu, no dia 26/10, um grupo de doentes renais crônicos que integram a Associação de Renais Crônicos do Alto Tietê e pedem melhorias no setor. Defasada há mais de 10 anos, a tabela SUS dificulta o pagamento de procedimentos médicos e consequente atendimento de toda a demanda reprimida não só no Alto Tietê, mas em todo o País.

"Contamos com as unidades de Suzano e Mogi das Cruzes para tratamento da hemodiálise e diálise na região, ambos serviços implantados através do deputado Estevam Galvão quando prefeito. Devemos muito a ele e sabemos o quanto ele se importa com os doentes renais crônicos", afirmou o presidente da Associação, Henrique Jesuíno Souza, que faz hemodiálise há 24 anos. Os pacientes entregaram um abaixo assinado com 26 mil assinaturas.

De acordo com o grupo, os Institutos de Nefrologia de Suzano e de Mogi atendem mais de 600 pacientes e, pelo menos, 150 estariam na fila de espera. O deputado garantiu que vai até Brasília lutar por melhorias para o setor e já conquistou um aliado: o senador José Serra, que foi ministro da Saúde. "Estive com o Serra nesta semana e ele já havia se prontificado em marcar uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, para solucionar o problema do Hospital Guido Guida, em Poá. Queremos que ele também participe da luta dos renais crônicos", adiantou.

"Temos aqui pacientes que fazem hemodiálise há mais de 30 anos. Isso mostra que o tratamento garante qualidade de vida por muitos anos para os doentes renais. É um serviço importante e não há outro caminho para solucionar definitivamente esta questão senão reajustando a tabela SUS, uma competência do Governo Federal", explicou o deputado.

alesp