Região de Santos é a mais rica do Estado

O IPRS, reconhecido pela ONU, é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
30/10/2017 13:30 | Da Redação/ Fotos: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211584.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) em Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211585.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A região administrativa de Santos obteve destaque no indicador que mede a riqueza municipal das cidades paulistas e manteve a tendência de crescimento apresentada desde 2008. Os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foram divulgados na manhã da última sexta-feira (27/10), na Câmara Municipal de Santos. O estudo é reconhecido pela ONU e aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

"É importante divulgar a necessidade dos municípios, principalmente agora que a crise atingiu de fato as administrações e existem algumas carências. Essas informações auxiliam as gestões para que possam desenvolver o seu trabalho e dar qualidade de vida à população", afirmou o deputado Cássio Navarro (PMDB).

Segundo o deputado Caio França (PSB), os dados ajudam a reduzir as distorções. "Há alguns casos na mesma cidade em que observamos realidades distintas, com bairros nobres, desenvolvidos e com qualidade de vida alta enquanto que, a poucos metros dali, há uma situação totalmente diferente, de precariedade. Há muito trabalho a ser feito."

"Os dados vão auxiliar, e muito, as ações dos gestores municipais. Para que as demandas sejam tratadas de forma coletiva, com o debate entre os prefeitos e as câmaras municipais", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB).

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.

O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em Santos: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/Santos.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/?

alesp