Vale do Paraíba tem alto índice de riqueza, aponta IPRS

Reconhecido pela ONU, o indicador é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Assembleia Legislativa de SP
30/10/2017 19:50 | Da Redação - Foto: Rogério Teixeira

Compartilhar:

Apresentação do IPRS da Região Administrativa de São José dos Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do IPRS da Região Administrativa de São José dos Campos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211668.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Milton Vieira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211666.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211665.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211667.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A maioria dos municípios da Região Administrativa de São José dos Campos - 32 cidades das 39 - registraram aumento nos indicadores que medem a riqueza dos municípios. O indicador procura captar, ao mesmo tempo, a riqueza do município e a renda familiar. O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) foi divulgado na manhã desta segunda-feira (30/10), na Câmara Municipal de São José dos Campos. O estudo é reconhecido pela ONU e aponta a qualidade de vida nos 645 municípios do Estado.

"Cinco cidades da nossa região ascenderam ao grupo 1, que é o grupo da elite dos municípios paulistas; ao mesmo tempo, observamos outras que não atingiram índices satisfatórios. O IPRS ajudará a melhorá-las", disse o deputado Hélio Nishimoto (PSDB).

O deputado Milton Vieira (PRB) acredita que os resultados ajudam a nortear os investimentos. "O indicador auxilia principalmente os municípios menores e oferece instrumentos para melhorar a qualidade de vida da população. É esse o papel do gestor público."

O índice paulista está sendo apresentado em todas as cidades-sede de regiões administrativas do Estado. O presidente da Alesp, deputado Cauê Macris (PSDB), afirma que a Assembleia precisa estar representada em todo o território paulista. "É muito importante poder levar o Legislativo aos quatro cantos do nosso Estado. São dezesseis regiões e esta é a 15ª que visitamos; não há alternativa na busca da popularização do IPRS que não seja estar presente nas câmaras municipais conversando com a população e os gestores públicos para que eles conheçam o índice e utilizem-no dentro das suas ações de planejamento."

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.

O estudo, realizado com registros oficiais administrativos, é estritamente técnico e trabalha com um número maior de variáveis, que permite melhor detalhamento das informações.

Confira o IPRS 2016 em São José dos Campos: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/SJCampos.pdf

Fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/151699297@N08/albums/72157690007510536

alesp