Congresso do Sinpeem expõe desmonte da educação municipal


30/10/2017 14:32 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi (ao centro) com professoras durante o evento.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi participou no último dia 25/10, no Palácio das Convenções do Anhembi, do 28º Congresso de Educação do Sindicado dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), entidade que representa docentes, gestores educacionais e quadro de apoio. Neste ano, o evento realizado de 24 a 27/10 reuniu 4 mil profissionais para o ciclo de debates. "Há uma grande mobilização para enfrentar o governo Doria, que faz cada vez mais cortes no orçamento da educação", afirmou Giannazi, citando a recente Portaria 7.663/2017, que reduziu o módulo de professores. Outros problemas são a não convocação dos professores aprovados em concurso, a superlotação das salas e, sobretudo, a questão salarial. "Agora o prefeito quer controlar os educadores através de ponto eletrônico, uma experiência que já foi feita, sem sucesso, no governo Maluf. Isso não funciona, educação não é fábrica!"

O deputado do PSOL também denunciou o desmonte dos equipamentos escolares, convertendo as unidades de educação em verdadeiros "depósitos" de alunos. "Doria está fechando brinquedotecas, salas de leitura e de informática, que são espaços pedagógicos essenciais ao desenvolvimento das crianças. A ideia por trás dessas medidas é aumentar o número de matrículas e "entulhar" os alunos, sem nenhuma preocupação com qualidade. Tudo isso para fazer marketing político, dizendo que zerou a fila".

alesp