Saúde da população negra é tema de discussão


30/10/2017 16:39 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A saúde da população negra foi tema de debate na última sexta-feira (25/10) no auditório Paulo Kobayashi, da Alesp. Especialistas presentes elegeram como principal tema a doença falciforme, um tipo de anemia hereditária, degenerativa e crônica, que agride de forma predominante a população afrodescendente.

A presidente da Associação Pró-Falcêmicos (APROFe), Sheila Ventura Pereira, é portadora da anemia e destacou que o papel da instituição é propagar informações e capacitar profissionais. "Há muito desconhecimento e as políticas que já existem no papel precisam ser aplicadas", disse.

A anemia falciforme altera o formato dos glóbulos vermelhos, que são responsáveis por levar o oxigênio para todos os órgãos do nosso corpo. Com essa mutação, os vasos sanguíneos acabam ficando entupidos, causando um dos primeiros sintomas da doença, que são as dores nas articulações.

Desde junho de 2001, a falciforme pode ser diagnostica com o teste do pezinho. Dentre os sintomas do doença estão insuficiência renal, parada cardíaca, necroses e acidente vascular cerebral (AVC).

alesp