Assembleia divulga indicador que mede a qualidade de vida da região metropolitana

O IPRS, reconhecido pela ONU, é elaborado pela Fundação Seade em parceria com a Alesp
30/10/2017 19:23 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Público na apresentação do IRPS da Região Metropolitana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dalmo Nogueira Filho, Clélia Gomes, Cauê Macris, João Jorge e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211740.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211779.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Itamar Borges<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211780.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clélia Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Apresentação do IRPS da Região Metropolitana da Grande São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dalmo Nogueira Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa e público do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo divulgou, nesta segunda-feira (30/10), os dados do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), referentes à Região Metropolitana da Grande São Paulo. O nível de riqueza da região - que leva em consideração, ao mesmo tempo, a riqueza e a renda familiar - está acima da média estadual. No item que mede a escolaridade, observou-se melhora em 33 das 39 cidades da região, com destaque para Arujá, Diadema, Embu das Artes, Franco da Rocha, Guararema, Juquitiba e Taboão da Serra. A região também obteve bons resultados nos índices que medem a longevidade, que trazem dados relativos à expectativa de vida e queda da mortalidade infantil.

"O índice auxilia os gestores a investirem nos lugares certos. É importante verificar as deficiências que a cidade possui e o que ela mais precisa. Quando eu cheguei aqui, achava que deveria investir tudo na Educação, mas vi que a área de Saúde do nosso Estado está extremamente doente", ressaltou a deputada Clélia Gomes (PHS).

"Estou orgulhoso de participar deste momento. São Paulo continua sendo um exemplo para o país em todos os sentidos. O IPRS ajuda o gestor a escolher onde se deve investir", afirmou o deputado Márcio Camargo (PSC).

Para o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB), os resultados do IPRS são como uma bússola para que os gestores municipais tenham instrumentos para qualificar o gasto público. "O objetivo da Assembleia é oferecer para os gestores de todo o Estado este guia, para que eles possam investir no que realmente a população precisa".

Também estiveram presentes os deputados Cezinha de Madureira (DEM) e Itamar Borges (PMDB).

Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS)

O IPRS monitora a evolução das condições de vida da população dos municípios. As informações são fornecidas a cada dois anos aos gestores públicos e podem ser utilizadas para nortear a implementação de políticas públicas em áreas mais vulneráveis. O indicador nasceu por demanda da Assembleia Legislativa de São Paulo e é elaborado pela Fundação Seade.

Confira o IPRS 2016 em São Paulo: https://www.al.sp.gov.br/arquivos/iprs/2016/SaoPaulo.pdf

alesp