Assembleia recebe ciclo de palestras sobre ciência e inovação


30/10/2017 19:48 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

José Amauri Sampaio, Sérgio Queiroz, José Goldemberg e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211752.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Amauri Sampaio, Sérgio Queiroz, José Goldemberg e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211753.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Goldemberg e Vinicius Schurgelies<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211757.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211755.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público e convidados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2017/fg211754.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação do Amparo de Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) realiza na Assembleia um ciclo com três palestras sobre Ciência e Inovação. A primeira ocorreu na última segunda-feira (30/10) com o tema "Empreendedorismo Inovador". Empresários e pesquisadores participaram do evento.

"Esse ciclo terá três grandes encontros de divulgação científica, e são direcionados à sociedade, aos legisladores e aos gestores públicos. O intuito é reforçar a importância da pesquisa como elemento central na produção de políticas públicas", afirma Vinícius Schurgelies, presidente do ILP.

Para o presidente da Fapesp, José Goldemberg, a parceria com o instituto vai permitir o auxílio a projetos e ajudará no desenvolvimento da ciência e da tecnologia para a formulação de políticas voltadas à população. "Trata-se de um instrumento educativo que pode resultar em resultados significativos do ponto de vista econômico e empresarial. A Fapesp é uma instituição com uma quantidade de recursos razoáveis assegurados pela Constituição Paulista. Somos privilegiados de poder colaborar com o instituto", afirma.

O programa de incentivo e apoio à pesquisa científica PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) foi discutido na palestra. O programa apoia a pesquisa científica e tecnológica em pequenas e médias empresas no Estado. "Nós buscamos aumentar a competitividade entre as empresas e mostrar que os investimentos em pesquisa nas pequenas empresas é algo que traz retorno", conta Sérgio Queiroz, membro da coordenação da Fapesp. Queiroz explica as vantagens do programa: "a Fapesp não exige que a empresa esteja constituída para encaminhar uma proposta para avaliação. É possível avaliar o projeto das empresas que ainda não estão abertas. Esse mecanismo tem sido muito efetivo para promover a criação de startups no Estado. Muitas vezes, a pessoa tem uma boa ideia, mas não quer abrir uma empresa sem ter a segurança do recurso", completa.

Para o presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o deputado Itamar Borges (PMDB), o caminho para o desenvolvimento do empreendedorismo no Estado é o investimento nas micro e pequenas empresas. "O orçamento da Fapesp para o próximo ano está previsto em R$ 1,4 bilhão. Esse montante pode ser importante para apoiar as pequenas empresas do Estado."

Os temas dos próximos dois encontros serão "Arboviroses" (doenças transmitidas por insetos, inclusive o Zika vírus) e "Mudanças Climáticas".

alesp