Biometria nos estádios é tema de reunião


01/11/2017 16:31 | Da redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Nacimento (ao centro) e participantes da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participantes da reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg211925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Líderes das principais torcidas organizadas do Estado estiveram reunidos na última terça-feira (31/10) na Assembleia Legislativa para debater o Projeto de Lei 779/17, que institui a identificação dos torcedores por meio do sistema de biometria nos estádios com capacidade superior a 10 mil lugares. A proposta é de autoria do deputado Celso Nascimento (PSC), que realizará uma audiência pública no próximo dia 13/11 para aprofundar o tema.

Os líderes das torcidas organizadas estão apoiando a medida como forma de conter a violência nos estádios. Uma das reivindicações apresentadas por eles diz respeito ao retorno dos mastros nas partidas de futebol, que estão proibidos desde 1995.

Nascimento ressaltou que é imperativo reverter a imagem negativa das torcidas, as quais, na grande maioria das vezes, são responsabilizadas por indivíduos que, isoladamente, cometem infrações nos estádios. "Todas as torcidas têm um trabalho social junto às entidades e associações, além disso, seus líderes são pacificadores e querem ver festa nos estádios" disse.

Para André Guerra, da Mancha Alvi Verde, formada por torcedores do Palmeiras, muitas vezes os jovens não respeitam os pais, mas respeitam os líderes das torcidas. "O futebol, para muitos deles, é a única diversão", afirmou.

O presidente da Associação Nacional de Torcidas Organizadas (Anatorg), André Azevedo, disse que vê avanços no comportamento das torcidas no Brasil. "Elas não entoam mais cantos que fazem reverência a atos de violência, essa era uma questão cultural que já não existe mais." O delegado Sérgio Luiz da Silva Alves, da 5ª Delegacia de Polícia e Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva, alertou sobre a dificuldade de identificar os torcedores no deslocamento até os estádios em dias de jogos, já que nesses casos é muito comum que haja confrontos nos transportes públicos entre os rivais.

Durante o encontro foram definidos os nomes que serão convidados para a audiência pública, bem como os principais pontos que deverão ser levados em consideração no debate. Essa audiênica será realizado no próximo dia 13/11, às 19h, no Auditório Franco Montoro, da Assembleia Legislativa. Além de todos os líderes presentes na reunião, está confirmada a presença do promotor público Paulo Castilho. Foram convidados também representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF), dirigentes de times, jornalistas esportivos e formadores de opinião.

Esteve presente no encontro, além dos citados, o vice-presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg), Alex Minduim.

alesp