CPI investigará irregularidades em conselho de direitos humanos


07/11/2017 20:49 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Deputados membros da CPI Operação Ethos/Condepe durante eleição da mesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212090.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados membros da CPI Operação Ethos/Condepe durante eleição da mesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212103.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 	Doutor Ulysses<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212105.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) reuniram-se na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (7/11), para eleger seus dirigentes. Os deputados Coronel Telhada (PSDB) e Doutor Ulysses (PV) foram eleitos presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente.

A CPI Operação Ethos/Condepe investigará suspeitas de que membros do Condepe atuem em colaboração com o crime organizado. A esse respeito, Telhada afirma ser inadmissível que o vice-presidente do Conselho esteja preso, acusado de envolvimento com uma organização criminosa. "Luiz Carlos dos Santos foi acusado de crimes muito sérios e, não bastasse isso, temos informações de que eram fornecidos endereços de policiais militares, civis e agentes penitenciários. Conversaremos com o delegado responsável pelo processo, pois junto com o Luiz Carlos foram acusados mais de trinta advogados", disse.

Doutor Ulysses explicou que o objetivo da comissão é analisar as possíveis irregularidades referentes ao Condepe. "Apuraremos tudo que for relativo ao órgão, quem são os gestores e se eles possuem problemas na justiça", afirmou.

A escolha do relator da CPI será feita na próxima reunião. "É um trabalho sério, dentro da legalidade, pela busca de um resultado ao menos satisfatório para a população", completou Coronel Telhada.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Beth Sahão (PT), Cezinha de Madureira (DEM), Coronel Camilo (PSD) e Milton Vieira (PRB). As reuniões ficaram agendadas para todas as quartas-feiras, na parte da manhã.

Condepe

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) é um órgão público com autonomia para atender a vítimas de violência praticada por agentes do Estado e encaminhar denúncias para apuração. Seus integrantes têm autorização para entrar em presídios, delegacias, unidades da Fundação Casa e outras repartições públicas.

alesp