Assembleia realiza segundo dia de palestras de educação digital e cidadania


10/11/2017 20:25 | Vinicius Moreira - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Seminário de Educação Digital e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212460.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário de Educação Digital e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212461.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário de Educação Digital e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212462.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário de Educação Digital e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário de Educação Digital e Cidadania<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212464.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Seminário de Educação Digital e Cidadania recebeu mais um ciclo de palestras nesta sexta-feira (10/11). No evento foram debatidos conceitos e processos de cidadania e educação na comunidade europeia. Professores da Universidade de Coimbra demonstraram caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável e trouxeram exemplos de projetos de cidadania colaborativa.

A professora Isabel Maria Freitas Valente, da Universidade de Coimbra, fez alguns paralelos entre a educação digital no Brasil e na Europa. "É uma preocupação que eu tenho, por ter participado do relatório das tendências globais para 2030. Em Portugal, concluímos que é preciso cuidado com o acesso às tecnologias para não acentuar as desigualdades. No Brasil, os números " sobretudo no Norte e Nordeste " comprovam o meu ponto de vista", relata.

Isabel demonstrou que a evolução no aprendizado europeu fez parte de um projeto idealizado há quase vinte anos. "No começo dos anos 2000, houve uma política de promoção à educação e à cidadania no continente europeu. Nesse contexto, a participação ativa dos jovens na política social foi uma das principais exigências. Com isso, a educação assumiu um papel decisivo e nessa direção a comissão europeia buscou várias iniciativas, auxiliando os Estados-Membros a desenvolverem competências essenciais", disse.

Para o professor Antonio Manuel Rochette Cordeiro, também da Universidade de Coimbra, Portugal deu um salto no ensino porque houve uma mudança na visão da educação no país. "Nós temos praticamente todas as crianças de 3 a 5 anos matriculadas nas escolas. Na época da ditadura, só chegavam ao ensino superior jovens da elite do país. O desenvolvimento é consequência de gerações bem formadas e com capacidade de aprendizado ao longo da vida", disse.

O professor entende que a geração atual de jovens é fruto das bases de ensino. "Há uma relação entre o desenvolvimento e a educação. Neste momento, temos a melhor geração que Portugal já teve. Porém, mesmo atingindo algumas metas, penso que estamos no primeiro degrau para chegar ao nosso objetivo", declarou Cordeiro.

Ao final do evento, foi assinado um Termo de Colaboração entre o CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX) da Universidade de Coimbra, o ILP, a Universidade Metodista de SP e o Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). "Este termo de colaboração será fundamental para a conquista de avanços nos estudos e pesquisas na área educacional e no aprimoramento de políticas públicas voltadas para o setor", afirmou a professora Isabel Maria Freitas, representando a Universidade de Coimbra.

alesp