Associação Soka Gakkai comemora aniversário em sessão solene


13/11/2017 11:31 | Da Redação

Compartilhar:

 87ª aniversário da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212524.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  87ª aniversário da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  87ª aniversário da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212526.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Promover o desenvolvimento humano em prol da cultura e paz é o maior objetivo da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI), que celebrou o 87ª aniversário em sessão solene na última sexta-feira (10/11), no plenário Juscelino Kubitschek. A Lei 9.867/1997, do ex-deputado Lívio Giosa, institui o "Dia do Sokka Gakkai", e é comemorado anualmente no Estado no dia 18/11.

A solenidade foi promovida pelo deputado João Caramez (PSDB). "A Soka Gakkai nasceu no período de guerra no Japão, todas as lutas em benefício da paz merecem o nosso reconhecimento e valorização", disse.

A ABSGI é uma associação budista e possui cerca de 200 mil associados em todo o Brasil. Seus programas e projetos são divididos nos campos da educação, arte, saúde e bem-estar, ciência e humanismo, e valorizam a capacidade da reinvenção do homem. O budismo é uma religião milenar originada na Índia, que tem como princípio manter a paz do espírito.

O presidente da Osvaldo Yoshinori Maki destacou a base filosófica que as atividades da associação desempenham. "Toda a nossa estrutura escolar são em cima desse conceito de paz, cultura e educação, baseadas nos princípios do budismo", disse.

Roseli Barbosa é vice-coordenadora da divisão feminina da ABSGI e destacou as atividades desenvolvidas na área educacional. "Há trabalhos voluntários junto às escolas, mas internamente, a associação tem trabalhos específicos para extinguir o analfabetismo funcional, por exemplo, na qual as pessoas aprendem a ler e interpretar", destacou.

alesp