Vencedores do Concurso Wizo são anunciados


13/11/2017 18:14 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Premiação do Concurso de Pintura e Desenho WIZO 2017<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212534.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Premiação do Concurso de Pintura e Desenho WIZO 2017<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212536.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Teruko Araki Kamitsuji<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212537.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou nesta segunda-feira (13/11) a premiação do Concurso de Pintura e Desenho WIZO 2017 que teve como tema "Brasil-Israel: Terra de Imigrantes". Foram inscritos cerca de mil trabalhos de alunos de 200 escolas da rede estadual paulista.

O concurso é uma parceria da secretaria de Educação do Estado com a Organização Feminina Wizo e procura estreitar os laços entre as culturas brasileira e israelense. Por meio da criação de um desenho, os estudantes dos ensinos Fundamental e Médio exploraram a relação entre Brasil e Israel, mostrando suas semelhanças e diversidades.

No evento foram conhecidos os vencedores do concurso. A estudante do oitavo ano Karelly Ticona Mamani recebeu o 1º Prêmio Júri Oficial. "Minha ideia surgiu na aula de geografia, eu tinha um trabalho para fazer sobre imigração no Brasil, aí juntei com a apostila sobre imigração de Israel e tive essa ideia. Foi uma surpresa ganhar o primeiro lugar, pensei que fosse um sonho.", contou emocionada.

O presidente Wizo São Paulo Nava Shalev Politi lembra que o concurso já tem 29 anos. "Em cada ano trabalhamos um tema diferente, com escolas diferentes participando. A cada edição fica mais difícil de escolher qual o desenho mais bonito. Se a gente pudesse, todos mereciam um prêmio, porque os desenhos desses jovens são de tirar o chapéu."

Para o secretário de Educação José Renato Nalini, o concurso estimula os talentos artísticos das crianças e, ao mesmo tempo, as educa por meio da arte. "É muito importante que o alunado, principalmente da rede pública, tenha consciência de que o ser humano não tem nenhuma diferença com nenhum outro ser humano. Este concurso mostra o exemplo do povo de Israel, que sempre batalhou para ocupar um espaço de terra que historicamente é seu; uma população que sofreu e que foi vitima de uma grande vergonha humanitária e não faz tantos anos."

A premiação contou com o apoio do Conscre, o Conselho Estadual Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras. "É um trabalho muito bonito, e acho que outras comunidades deveriam estar também promovendo esse tipo de evento, porque cultura é tudo. Através da pintura, do desenho, você vai descobrir os seus sentimentos, então se em todas as escolas fosse desenvolvido isso, o Brasil seria outro. São mais de cinco mil escolas convidadas a participar desse evento", disse a presidente do Conscre Teruko Araki Kamitsuji.

Premiação

Todas as escolas inscritas receberam certificados de participação. O desenho ou pintura do aluno vencedor, escolhido pelo Júri Oficial, e o professor que orientou o trabalho foram contemplados com viagem à Brasília. O aluno recebeu também um aparelho eletrônico e 1 kit de pintura.

Confira os vencedores do concurso

1º Prêmio Júri Oficial: Karelly Ticona Mamami - 14 anos e Professor Alessandro Roberto de Carvalho - E. E. Prefeito Antônio Zanaga " Americana (São Paulo)

2º Prêmio Júri Oficial: Luiz Gustavo Cinatri - 14 anos e Professora Luciana Helena Pascon Forti - E. E. Professor Jorge Calil Assad Sallum - Santa Bárbara D"oeste (São Paulo)

3º Prêmio Júri Oficial: Giovanna Del Buono Trama - 15 anos e Professora Ana Laura Comin - E. E. Coronel Arthur Pires - Luiz Antônio (São Paulo)

Prêmio Júri Aberto: Isabelly de Freitas Lessa - 14 anos e Professores Graci Aparecida Fagundes e Sebastião Donizete Moreira - E. E. Professora Paulina Rosa " Hortolândia (São Paulo)

Prêmio Menção Honrosa: Ester Lopes de Souza - 18 anos e Professor Carlos Eduardo Ap. Soares - E. E. Ângela Maria da Paixão Costa - Mogi Guaçu (São Paulo)

Prêmio Menção Honrosa: Wesley Aparecido Freitas - 17 anos e Professora Sueli Maria da Silva Sanchez - E. E. Professor Sansara Singh Filho " Ouroeste (São Paulo)

Prêmio EJA (Educação de Jovens e Adultos): Cleiton Varela de Lima - 31 anos e Professora Andrezza Zanco Mantovani - E. E. Doutor Pércio Gomes Gonzales - Flórida Paulista (São Paulo)

alesp