Opinião - A mulher na política brasileira
No último dia 3/11, relembramos o Dia da Instituição do Direito do Voto da Mulher. Um marco importante na história do Brasil, que viveu por décadas muitos desmandos e autoritarismos. Talvez porque os brasileiros não estivessem preparados para viver uma democracia plena. Muitos ainda não estão e se aproveitam das situações e dos cargos que ocupam para tirar vantagens.
Mas, quero aproveitar o momento e fazer uma reflexão sobre a importância da mulher na política brasileira. Existe ainda um forte preconceito, pelo menos vejo dessa forma, quando se fala no ingresso da mulher na política. O número das representantes femininas nas câmaras municipais, assembleias estaduais e no Congresso Nacional deixa muito a desejar.
A participação feminina continua refletindo o desequilíbrio histórico de gênero nas funções públicas. O Brasil ocupa uma das últimas posições no ranking mundial de representação feminina nos parlamentos.
A Constituição Federal de 1988 consagrou o princípio de que "todos são iguais perante a lei", além de estabelecer que se deve "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
Entretanto, a igualdade preconizada, mesmo reconhecendo os avanços, ainda está longe de ser uma realidade, apesar de as mulheres representarem a maioria do eleitorado brasileiro. Partindo-se desse princípio, podemos concluir que até mesmo a mulheres têm preconceito com as suas iguais.
Foi com o código eleitoral provisório (Decreto 21076), de 24 de fevereiro de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, que as mulheres conquistaram o direito ao voto. Faz tempo, é verdade, mas, apesar de muitas lutarem para o fortalecimento feminino na política, a situação ainda é complicada e o número continua baixo. Chegamos a ter uma Presidente da República, que pegou a via contrária do bem estar geral e foi tirada do Poder.
Tenho acompanhado os muitos programas de partidos políticos na televisão " sempre exibidos no horário nobre, minutos antes do telejornalismo de maior audiência na TV aberta. A maioria traz líderes políticas conclamando, convidando e quase implorando para que a ala feminina ingresse nos partidos, participe da vida política das cidades, dos estados e do País. Para que disputem eleições, ajudem a tomar as decisões que podem ajudar a mudar os rumos da Nação e contribuir para que a vida das pessoas tenha melhor qualidade.
Muitos atribuem à grande onda de corrupção por que o Brasil passou nos últimos tempos à política. Penso eu que não é a política que provoca a corrupção; são os maus políticos, porque se a pessoa tem boa intenção de fazer um trabalho bom, de servir verdadeiramente, não envereda para o lado ruim. Talvez isso também tenha contribuído para afastar as mulheres e afugentá-las dos quadros políticos.
Sempre tive uma carreira de empresário bem sucedida e entrei na política com uma visão diferente. Nesses 15 anos de mandato em cargos políticos aprendi muito e vejo que há um espaço muito grande para a participação feminina entre nós. Portanto, aproveito este momento em que ainda está viva a lembrança da conquista do voto da mulher, para convidá-las: venham fazer parte da política, escolham um partido que tenham uma ideologia que mais lhe agradam. O meu partido, o PSDB, está de portas abertas para as mulheres.
Carlão Pignatari é deputado pelo PSDB
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Em audiência na Alesp, funcionalismo celebra 'Lei do Descongela Já' e cobra aplicação no estado
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- 'Projeto Voar', iniciativa implementada nas escolas públicas paulistas é tema da 3ª Sessão Ordinária
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações