Estudantes de Medicina da USP entram em greve


16/11/2017 11:48 | Da assessoria do deputado Doutor Ulysses

Compartilhar:

Doutor Ulysses (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Doutor Ulysses presidiu interinamente a reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, que ouviu a presidente do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Maria Luiza Corullon.

A representante dos estudantes apelou aos deputados para que ajudem a encontrar uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo Hospital Universitário (HU) e que prejudica o atendimento à população e a formação de futuros profissionais da área médica.

Diante da gravidade da situação e para chamar atenção para o problema, os estudantes de medicina da USP entraram em greve no último dia 13/11. Segundo a presidente do centro, o HU sofre um processo de desmonte e precarização que se agravou a partir de 2014. Isso acontece por meio de uma política de corte de gastos relacionados ao hospital, promovida pela reitoria da USP. A estudante destacou ainda que foram reduzidos os repasses financeiros, além de aprovados dois Plano de Incentivo à Demissão Voluntária (PIDVs) que levaram a uma perda de mais de 200 funcionários.

"O HU não consegue fechar escalas de plantão, não tem materiais suficientes e 25% dos leitos já não são mais utilizados. Essa situação culminou com a concreta ameaça de fechamento do PA da Pediatria no fim de novembro, o que evidencia o quão urgente é nossa mobilização", disse Corullon.

alesp