Aluno diabético poderá receber alimentação especial nas escolas


17/11/2017 18:18 | Da Redação

Compartilhar:

Cardápio das escolas (Fonte: Jornal O Globo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo discute proposta para assegurar um cardápio diferenciado aos estudantes com diabetes. O Projeto de Lei 965/2016 prevê que as escolas públicas estaduais garantam um cardápio adequado aos alunos nesta condição de saúde. O diabetes tipo 1 é uma das doenças crônicas mais comuns em crianças e adolescentes.

Para o deputado Fernando Cury, autor do projeto, a merenda adequada para alunos diabéticos evitará que alimentos impróprios agravem seu estado de saúde e venha a colaborar com o descontrole da sua taxa glicêmica. "A proposta é resultado de estudos realizados pela Frente Parlamentar de Combate ao Diabetes. É cada vez mais comum o diagnóstico de diabetes em crianças e adolescentes. Hoje, com o aumento da obesidade no mundo todo e também no Brasil, está ocorrendo até o aumento da resistência à insulina", afirmou.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pelo menos 170 milhões de pessoas sofrem da doença atualmente. Em 2025, este número deverá atingir 300 milhões de pessoas. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas têm diabetes e metade delas desconhece sua condição.

"Fernando Cury tem um grande trabalho e está sempre preocupado com a questão da diabetes. É muito importante que a doença seja tratada desde cedo e a educação alimentar é fundamental neste processo. É um projeto importante aprovado pela comissão e agora ele continua a sua tramitação", explicou o deputado Davi Zaia.

O projeto de lei recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento e agora seguirá para a apreciação pelo Plenário da Alesp.

Cury explicou que a cada início de ano letivo, a direção da escola deverá comunicar à respectiva secretaria de Educação a presença de alunos com diabetes matriculados. A partir daí, o fornecimento da alimentação adequada será providenciado.

A prevenção do diabetes está associada à profilaxia da obesidade e à diminuição de consumo de carboidratos, principalmente o açúcar.

alesp