Inclusão da festa Black June no calendário turístico


17/11/2017 12:01 | Da assessoria da deputada Márcia Lia

Compartilhar:

Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212673.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Projeto de Lei 443/2017, assinado pelas deputadas Márcia Lia e Leci Brandão e pelo deputado Aldo Demarchi, propõe a inclusão da festa Black June, da cidade de Rio Claro, no calendário turístico estadual. O evento, que é a maior festa junina do interior paulista, é organizado pela comunidade negra. O PL foi aprovado nas comissões de Constituição, Justiça e Redação e de Atividades Econômicas e está pronto para ir a Plenário.

"A Black June é uma festa que exalta a cultura afrodescendente, que valoriza a comunidade negra e dá voz a uma juventude que sofre tanto com racismo e opressão. A festa busca as raízes e reforça as origens de um povo, e por isso precisa ser reconhecida e destacada", observou Márcia Lia.

Na festa há uma praça com comidas e bebidas típicas dessa época do ano, e acontecem apresentações de artistas negros. Na agenda estão previstas apresentações de umbigada, batuque, jongo, congada, capoeira, samba de roda, samba rock, hip hop e outros ritmos, além de manifestações de origem africana. Mais de dez mil pessoas prestigiam os dois dias de atividades.

A festa existe há mais de 50 anos e começou quando um morador do bairro Vila Alemã, conhecido como Santana, fazia uma festa no dia 12 de junho para comemorar seu aniversário. Na ocasião, ele chamava toda a comunidade e oferecia comidas e bebidas típicas das festas juninas.

alesp