Audiência debate divisão de escola da zona norte da capital


20/11/2017 18:54 | Vinicius Moreira - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública contra a divisão de EE<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A divisão da Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, na região de Perus, zona norte, foi tema de audiência pública na Assembleia. O debate foi uma iniciativa do deputado Carlos Giannazi (PSOL). Alunos e professores participaram da reunião realizada na última sexta-feira (17/11).

O deputado é contrário ao projeto de divisão da escola, que segundo ele, já está em processo de licitação "É um absurdo querer dividir ao meio a escola Brigadeiro Gavião Peixoto, a maior escola pública da América Latina, que tem uma tradição na região de Perus", afirmou. Para Giannazi, a atitude da Secretaria da Educação não reflete a vontade da comunidade. "Essa decisão não representa os interesses da comunidade escolar. Por isso essa audiência pública: para impedir a intervenção na escola. Estão presentes aqui os professores, alunos e pais para impedir essa atitude."

Dimas Jayme Trindade, professor de filosofia da escola, disse que a proposta de divisão não foi divulgada da forma que deveria. "A secretaria já tentou outras duas vezes dividi-la, alegando razões de ordem administrativa. Porém, dessa vez nós ficamos sabendo do projeto por meio do Diário Oficial, em razão de uma licitação que foi aberta para empresas interessadas em realizar as obras", reclamou. O professor acredita que, com a transformação, a Gavião Peixoto perderá vagas e horários de aula. "O prejuízo mais imediato seria a diminuição das aulas, principalmente para os ensinos médio e supletivo. A escola é uma das únicas que oferece o supletivo na região, provavelmente com a divisão essas vagas seriam perdidas. Além disso, ficaríamos com uma quantidade de salas ociosas durante o período da tarde. Hoje, essas salas são usadas para os ensinos fundamental 1 e 2", completou.

A vereadora de São Paulo Sâmia Bomfim acredita que o município segue a mesma política para educação adotada no Estado. "A lógica de sucateamento da educação na cidade de São Paulo é algo que enfrentamos há muito tempo. Os prefeitos anteriores também não priorizavam a educação e seguiam essa linha de terceirização. Neste ano, estamos assistindo ao fechamento de salas de aula, bibliotecas e brinquedotecas das escolas de educação infantil", relatou. A vereadora chamou atenção para o fato de não ser a primeira vez que a escola passa por essa situação. "Não é nenhuma novidade, existe um histórico de desmembramento do Gavião ou até fechamento. Mas, assim como nas outras vezes, agora também haverá luta e resistência não só dos membros da escola como de toda comunidade", disse.

alesp