CPI dos maus tratos contra animais convoca diretor de faculdade da USP


21/11/2017 21:00 | Da Redação - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Crédito: Pexels<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Maus-Tratos contra Animais aprovou, em reunião na última terça-feira (21/11), a convocação do diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP) José Antonio Visintin para prestar informações na Alesp. A comissão apurará, dentre outras questões, o uso de animais nas universidades.

O deputado Feliciano Filho (PSC), presidente da CPI, afirmou que já questionou por duas vezes quais são os procedimentos realizados pela USP, mas não obteve respostas. "Optei pela convocação porque sabemos que a universidade já responde a inquéritos criminais do Ministério Público", disse. Feliciano é autor do Projeto de Lei 706/2012, que propõe restrições ao uso de animais em universidades e laboratórios. Recentemente a proposta foi aprovada na Alesp, mas vetada pelo governador Geraldo Alckmin, que deverá ouvir outras universidades antes da sanção.

No mesmo requerimento aprovado foram convidadas para serem ouvidas em data oportuna pela comissão as seguintes pessoas: a promotora de justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (Gecap) Vânia Túglio, o biólogo da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) Sérgio Greiff, a coordenadora de mestrado e professora da FMU Paula Bastos, a professora do departamento de cirurgia da FMVZ-USP Julia Matera e as professoras da Faculdade de Medicina do ABC Odete Miranda e Nédia Maria Hallage.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente, as deputadas Ana do Carmo (PT) e Célia Leão (PSDB) e os deputados Gil Lancaster (DEM) e Roberto Trípoli (PV).

alesp