CPI de Maus-Tratos contra Animais convoca diretor da Veterinária da USP


22/11/2017 14:33 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

Feliano Filho (2º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212896.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A CPI dos Maus-tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, na reunião da última terça-feira (21/11), a convocação do diretor da Faculdade de Veterináriada USP, Prof. Dr. José Antonio Visintin, para que ele responda perguntas dos deputados sobre a utilização de animais no ensino. Segundo o deputado Feliciano Filho, presidente da CPI, a USP tem se recusado a explicar se realiza ou não práticas proibidas pela lei de crimes ambientais e já estaria até sendo investigada pelo Ministério Público.

"Nós, como deputados, temos a prerrogativa de fiscalizar o governo," explicou Feliciano Filho, autor da convocação. "Eu fiz dois Requerimentos de Informação à USP, solicitando a descrição dos procedimentos que utilizam animais e quais deles não possuem métodos substitutivos " pois a legislação veda o uso de animais se houver substituição. Um foi respondido superficialmente e o outro, ratificando o pedido, foi simplesmente ignorado. Esse diretor, responsável pelas respostas, está rasgando a Constituição do Estado e desrespeitando esta Casa e os deputados. Por isso foi feito uma convocação, em vez de convite."

Uma vez convocado, o diretor é obrigado a comparecer na próxima reunião da CPI, no dia 28/11, às 14h. No mesmo requerimento, mais seis profissionais " médicas, veterinárias, biólogo e promotora de Justiça " foram convidados à CPI para oferecer suporte a este questionamento.

Outros temas debatidos foram a caça aos javalis, a matança de capivaras em condomínios e maus-tratos de animais em zoológicos e exibições. "É muito assunto para pouco tempo, mas vamos procurar nos reunir com mais frequência a fim de cobrir o máximo possível no curto prazo que temos," completou Feliciano.

alesp