Auditor de pesquisa do Icesp presta esclarecimentos na CPI da Fosfoetanolamina


22/11/2017 17:57 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Reunião da CPI da pílula anticâncer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212983.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI da pílula anticâncer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212984.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da CPI da pílula anticâncer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212985.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212986.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212987.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Durvanei Augusto Maria<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212988.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212989.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Camargo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212990.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212991.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212992.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212993.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanolamina sintética, popularmente conhecida como a "pílula anticâncer", ouviu na última quarta-feira (22/11) o auditor que participou da pesquisa do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), Durvanei Augusto Maria, cientista do laboratório de bioquímica e biofísica do Instituto Butantan.

Durante a reunião, Durvanei disse que "a fosfoetanolamina é um composto importante que melhora a resposta imunitária, diminui os efeitos colaterais e pode impedir o crescimento tumoral, que resultaria em formação de metástases". Ele afirmou ainda que a não realização dos testes de farmacocinética " fundamentais para verificar o metabolismo da molécula no organismo " compromete os resultados obtidos durante a pesquisa, que previa o recrutamento de 210 pacientes, com 10 tipos de câncer, mas foi suspensa em março deste ano, alegando falta de recursos financeiros.

Dentre os questionamentos acerca da validade do estudo, o auditor citou: "o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realizou um estudo em ratos, o qual mostrou que a droga era rapidamente metabolizada e que, depois de 12 horas, ocorre um retorno da molécula à circulação sanguínea". Segundo ele, a explicação elaborada pelo grupo do Icesp para tal fenômeno seria a ocorrência de síntese endógena da molécula após o período relatado, mantendo alta sua concentração no corpo.

Ainda de acordo com Durvanei, a não participação dos auditores na definição do protocolo final da pesquisa acarretou problemas. "Nós acompanhamos apenas os prontuários dos pacientes, e em momento nenhum houve reuniões para discutir os resultados obtidos ao longo da pesquisa. Se não houve esses encontros, não haveria como ter resultados positivos", explicou. Os cientistas teriam iniciado a audição apenas na segunda fase do estudo, quando os tipos de tumores e pacientes já haviam sido determinados e não era mais possível interceder nos métodos.

O relator da CPI, deputado Ricardo Madalena (PR), declarou: "estamos cada vez mais temerários com relação ao que as pessoas convocadas vêm depondo nesta CPI". Madalena considerou que o depoimento anterior, da vice-presidente do Instituto Fosfo, a cientista Bernade Cioffi, foi coerente com o apresentado por Durvanei e avaliou que, após essa oitiva, é possível chegar a uma conclusão parcial sobre o assunto: "a pesquisa não seguiu o protocolo, o que deveria ter sido feito. Porém, esse é só começo da apuração desta CPI".

A deputada Márcia Lia (PT) ressaltou a importância desta investigação na Casa. "Pelo pouco que ouvimos, percebe-se que há alguma coisa estranha desde a elaboração da pesquisa até a emissão do resultado final. Temos de entender isso com maestria", disse.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os testes clínicos da fosfoetanolamina são essenciais para assegurar a segurança e a eficácia de um novo medicamento. "Se o Brasil quer protagonizar descobertas de processos científicos é preciso ter pessoas pesquisando, como neste caso, os possíveis medicamentos para curar o câncer ou melhorar as condições de vida dos pacientes. Por isso, é preciso investigar", disse a deputada.

A reunião foi presidida pelo deputado Roberto Massafera (PSDB). Além dos citados, estiveram presentes os deputados Cássio Navarro (PMDB), Gileno Gomes (PSL), Marcio Camargo (PSC), Rafael Silva (PDT) e Wellington Moura (PRB).

alesp