ILP promove seminário sobre sistemas políticos


22/11/2017 18:03 | Felipe Kawai - Foto: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Eneida Desiree Salgado e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eneida Desiree Salgado e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212996.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eneida Desiree Salgado e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg212998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Eneida Desiree Salgado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) apresentou, na última quarta-feira (22/11), a palestra "Sistema Eleitoral " parlamentarismo X presidencialismo", ministrada pela professora doutora Eneida Desiree Salgado, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Durante a aula, Eneida resgatou a história nacional, especificamente os anos de 1961 e 1963 (que são respectivamente as datas da emenda constitucional parlamentar e do plebiscito para o sistema político presidencialista). A partir disso, analisou a política contemporânea e avaliou o Brasil em uma comparação mundial.

"A população brasileira, com uma cultura diferente da alemã, não pode cair na falácia de que, mudando o sistema político, mudaremos a situação nacional para melhor", disse Eneida, complementando que a forma de melhorar a situação do Parlamento é por meio do voto, pelo eleitor.

De forma descontraída e didática, a palestrante falou sobre os benefícios de uma reforma eleitoral e a distinção entre os votos nulos e brancos. Concluiu que nosso sistema caminha para uma mudança que equilibre o estado político do país, mesmo que ninguém saiba exatamente como. Ao final, afirmou que aparentemente a discussão popular entre diferentes sistemas políticos e de governo é o caminho para a manutenção da democracia.

alesp