Programa Família Segura é tema central de seminário na Alesp


27/11/2017 14:55 | Da assessoria do deputado Coronel Camilo

Compartilhar:

Coronel Camilo (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenado pelo deputado Coronel Camilo, o seminário sobre Violência Doméstica contou com a presença da coordenadora do PSD Mulher, Alda Marco Antonio e de várias autoridades da região de Registro, que explanaram sobre o programa da Patrulha Família Segura. O projeto é uma iniciativa da Polícia Militar e vem sendo desenvolvido no Vale do Ribeira sendo bastante eficaz na proteção de mulheres vítimas de agressão de ex companheiros. O evento foi realizado na última quinta-feira (23/11), na Assembleia Legislativa.

O deputado disse que "combatendo a violência doméstica, se inibe também a prática de outros delitos, pois retira essa sensação de impunidade que o agressor muitas vezes acaba sentindo". Coronel Camilo declarou que essa experiência desenvolvida na região de Registro pode ser expandida para outras do Estado.

Alda elogiou bastante a iniciativa de Camilo. Ela entende que há uma cultura machista na sociedade brasileira e que este debate é importante para a mudança dessa situação.

Presente no evento, a juíza Bárbara Chinen, da 3ª Vara de Registro, explanou sobre a importância da Lei Maria da Penha, e que a medida protetiva prevista na lei, que implica no afastamento do agressor da vítima foi uma grande inovação e que este programa da Patrulha Família Segura tornou mais efetiva essa previsão legal.

A major Madalena Almeida Leite, coordenadora do Patrulha Família Segura em Registro e região, afirmou que as mulheres agredidas ficam muito fragilizadas e vulneráveis, e que as visitas realizadas pelos policiais militares lhe dão conforto e segurança. O sucesso do programa é incontestável. "Nos casos em que houve atendimento pelos policiais do programa, não tivemos nenhum caso de reincidência", declarou a oficial.

O comandante do 14º BPM/I, tenente-coronel Nelson Proença, disse que o programa, que teve início após um policial da região ter se sensibilizado com uma amiga agredida pelo ex-cônjuge. Ele percebeu a importância da visita policial após esse tipo de agressão. Proença afirmou que a PM atende 540 casos distribuídos em 8 municípios da região, tendo realizado mais de 1200 visitas.

O evento também contou com a presença do psicólogo Alexandre Munhoz, de Pariquera-Açu, que fez uma explanação técnica de como esses casos são encaminhados dentro desse complexo problema social. Por fim, o coronel PM Rogério, representando o comandante-geral da Corporação louvou a iniciativa do seminário e ressaltou que a parceria entre os diversos órgãos públicos facilita o trabalho prestado pela Polícia Militar.

alesp