Sessão solene homenageia o povo palestino


28/11/2017 23:00 | Da Redação - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Emir Mourad, Leci Brandão, Ibrahim Alzeben e Everton Brito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emir Mourad e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emir Mourad, Leci Brandão, Ibrahim Alzeben e Everton Brito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Leci Brandão (PCdoB) e o deputado Pedro Tobias (PSDB) realizaram na última segunda-feira (27/11) um ato solene pelo Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino.

Leci afirmou ter proposto a solenidade como forma de expressar o apoio do Parlamento paulista à luta do povo palestino. "Temos nesta Casa (Alesp) uma caminhada sempre em defesa de tudo que acontece acerca dos direitos humanos. Acredito que a partir de hoje o nosso mandato e a minha vida como cidadã ficarão enriquecidos pela oportunidade de abrir um espaço na maior assembleia legislativa da América Latina para nos solidarizarmos com o povo palestino".

O embaixador da Palestina Imbrahim Alzeben afirmou que há 70 anos, desde que seu Estado foi reconhecido pela ONU, esse povo busca recuperar os direitos nacionais e políticos de que foram privados.

O encontro teve o apoio da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), da sociedade Árabe Palestino Brasileira de São Paulo, do Instituto Jerusalém do Brasil e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Dentre os presentes estiveram o secretário geral da Confederação Palestina Latinoamericana e do Caribe, Emir Mourad, e o secretário geral do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, Weverton Brito.

Histórico

Em 29 de novembro de 1947, por decisão do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), a região da Palestina foi dividida em dois Estados: o palestino e o israelense [resolução 181 (II)]. Na partilha do território, 56% da área caberia aos israelenses, que à época expulsaram os palestinos de suas terras. Os palestinos refugiaram-se em acampamentos na faixa de Gaza, na Cisjordânia, no Líbano, na Jordânia e na Síria. Em 1967, Israel ocupou o restante do território que a divisão da ONU destinara à construção do Estado Palestino.

Em 1977, a Assembleia Geral da ONU determinou a celebração anual do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, em 29 de novembro (resolução 32/40 B). Em São Paulo, a Lei Estadual 4.439/1984 instituiu o Dia Estadual de Solidariedade ao Povo Palestino.

alesp