CPI da Fosfoetanolamina ouve especialistas do Icesp


29/11/2017 20:45 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa da CPI<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213825.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Madalena<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213827.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcio Camargo e Gileno Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213828.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Salvador Claro  Neto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213830.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Roberto Jun Arai <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213831.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da CPI e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213826.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ed Thomas e Rafael Silva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213833.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Massafera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2017/fg213835.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as pesquisas sobre a fosfoetanola­mina sintética, popularmente conhecida como a "pílula anticâncer", ouviu na última quarta-feira (29/11) o gerente do núcleo de pesquisas do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) Roberto Jun Arai e o químico Salvador Claro Neto. A reunião ocorreu no Auditório Teotônio Vilela.

Quando a fosfoetanolamina começou a ser desenvolvida, Salvador Claro Neto era responsável pelo setor de qualidade do produto na empresa PDT Pharma, conveniada com o Icesp. "A substância chegava das universidades e, a partir do momento que era sintetizada pela equipe, o lote era validado por outra empresa, que verificava se estava no padrão de qualidade. Após isso, a substância era direcionada à Fundação para o Remédio Popular (Furp), empresa responsável pelo encapsulamento da fosfoetanolamina", disse. De acordo com ele, a Furp só aceitava os lotes com documentação e, a partir disso, a responsabilidade da substância era totalmente deles.

Ao ser questionado sobre a não realização dos testes de farmacocinética, debatida nas reuniões anteriores, o gerente do Icesp explicou não ter acesso aos gastos, à definição de dosagens e aos métodos de escolha dos pacientes que participaram da pesquisa. "Eu trabalho na área de operações, setor que tratava diretamente das questões de infraestrutura, de administração e de comunicação da pesquisa. É algo distante da estrutura clínica. Portanto, não houve apoio e nem envolvimento da nossa parte nesse processo", declarou Roberto Jun Arai.

Os estudos de farmacocinética verificam as vias e a metabolização da substância pelo organismo, acompanhando a molécula desde a ingestão até sua excreção.

Para o presidente da CPI, deputado Roberto Massafera (PSDB), os depoimentos apresentados na reunião comprovam que houve falhas na pesquisa. "O produto foi fabricado com qualidade, mas, a partir do momento que foi encapsulado e distribuído aos pacientes, não houve controle", declarou.

Durante a reunião, foram aprovados requerimentos do relator Ricardo Madalena (PR), convocando o chefe-geral do Centro de Oncologia do Hospital São José Antonio Carlos Buzaid, a nutricionista do Icesp Cintia Martins da Silva, os membros do Icesp Elaine de Santana Longo e Ingrid Pereira Rodrigues Barbosa e os médicos Regina Onezifora da Silva Monteiro e Guilherme Ayres Rossini para prestarem esclarecimentos à CPI.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Ed Thomas (PSB), Gileno Gomes (PSL), João Paulo Rillo e Marcia Lia (ambos do PT), Márcio Camargo (PSC) e Rafael Silva (PDT).

alesp