Fechamento de escolas poderá estar sujeito à regulamentação
Desde o final de 2015, quando os alunos da rede estadual de ensino ocuparam 250 escolas em diversos municípios para barrar o fechamento de 94 unidades pelo então secretário Herman Voorwald, a política de desmonte da escola pública vem sendo executada de forma disfarçada, sala por sala, escola por escola, sem nenhum tipo de consulta à comunidade escolar. Para impedir essa manobra, o deputado Carlos Giannazi apresentou o Projeto de Lei 786 /2017, que regulamenta o processo para o eventual fechamento de salas, turnos, cursos e escolas.
"Não importa o prejuízo causado, os fechamentos vêm sendo feitos de forma autoritária, sem nenhuma preocupação com as comunidades usuárias. Algumas vezes, os prejudicados ficam sabendo apenas depois que o ato foi concretizado. Não há nenhum respeito à regra democrática de discussão e participação", lamenta Giannazi, que sempre denuncia os ataques realizados pela governo à educação pública.
O projeto apresentado pelo deputado do Psol prevê que o fechamento de salas, turnos, cursos e unidades de educação pública, em todos os níveis de ensino, deverá ser sempre precedido de manifestação favorável do Conselho Estadual de Educação, da Associação de Pais de Alunos, do Conselho de Escola, do Grêmio Estudantil (quando houver), e do Conselho Tutelar, no caso de unidade de ensino básico. Antes de emitir o posicionamento, cada um desses órgãos deverá realizar ao menos uma assembleia pública com participação aberta a todos os interessados.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações