Fechamento de escolas poderá estar sujeito à regulamentação
Desde o final de 2015, quando os alunos da rede estadual de ensino ocuparam 250 escolas em diversos municípios para barrar o fechamento de 94 unidades pelo então secretário Herman Voorwald, a política de desmonte da escola pública vem sendo executada de forma disfarçada, sala por sala, escola por escola, sem nenhum tipo de consulta à comunidade escolar. Para impedir essa manobra, o deputado Carlos Giannazi apresentou o Projeto de Lei 786 /2017, que regulamenta o processo para o eventual fechamento de salas, turnos, cursos e escolas.
"Não importa o prejuízo causado, os fechamentos vêm sendo feitos de forma autoritária, sem nenhuma preocupação com as comunidades usuárias. Algumas vezes, os prejudicados ficam sabendo apenas depois que o ato foi concretizado. Não há nenhum respeito à regra democrática de discussão e participação", lamenta Giannazi, que sempre denuncia os ataques realizados pela governo à educação pública.
O projeto apresentado pelo deputado do Psol prevê que o fechamento de salas, turnos, cursos e unidades de educação pública, em todos os níveis de ensino, deverá ser sempre precedido de manifestação favorável do Conselho Estadual de Educação, da Associação de Pais de Alunos, do Conselho de Escola, do Grêmio Estudantil (quando houver), e do Conselho Tutelar, no caso de unidade de ensino básico. Antes de emitir o posicionamento, cada um desses órgãos deverá realizar ao menos uma assembleia pública com participação aberta a todos os interessados.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições