Banco Internacional aprova projeto da Mogi-Dutra


06/12/2017 06:13 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André do Prado (à dir.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) manifestou-se com a não objeção da obra referente à duplicação da Rodovia Pedro Eroles (SP-088), conhecida como Mogi-Dutra (SP-88), entre os municípios de Arujá " no entroncamento com a Rodovia Alberto Hinoto (SP-056), próximo à Via Dutra (BR-116), e o município de Mogi das Cruzes. Com este parecer do BIRD, o Governo do Estado deverá publicar no Diário Oficial do Estado a empresa vencedora do processo licitatório.

O Banco Mundial é o financiador da obra e este parecer é o que faltava para dar sequência ao processo. Desde 11 julho deste ano, o certame havia sido encerrado com o recebimento de 18 propostas de empresas e consórcios interessados no empreendimento. Após recebimento dos documentos, eles passaram pela avaliação da equipe técnica do DER e foi convalidado Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O deputado André do Prado comemorou a notícia. "É mais uma etapa importante que foi vencida. Esta é uma obra que vai ajudar na integração da região. Foram inúmeras tentativas por parte do Governo do Estado em realizar este processo de licitação e para realizar esta duplicação que será um vetor de progresso e desenvolvimento no Alto Tietê. Ao lado do ex-prefeito de Arujá Abel Larini, estive inúmeras vezes com o governador Geraldo Alckmin para que este investimento saísse do papel", comentou o deputado que frisou o esforço e a dedicação do ex-prefeito, na obtenção deste investimento para a região.

A duplicação da Mogi-Dutra deverá beneficiar 500 mil habitantes no deslocamento diário. Por dia, a estrada é utilizada por aproximadamente 51 veículos. A modernização da via será executada entre os km 32 ao km 39,45 e será implantada barreira de concreto, fato que viabilizará a segregação das pistas, a construção de viadutos para acesso e retorno, implantação de três passarelas, retificação da geometria de uma curva acentuada no km 36 e a revitalização completa da sinalização da pista.

O parlamentar acompanha, ao lado do prefeito de Arujá, Abel Larini, a liberação dos recursos e a tramitação deste processo desde abril de 2014, quando o governador Geraldo Alckmin anunciou este investimento na região, durante uma visita a Mogi das Cruzes.

A obra será executada através de um financiamento obtido junto ao pelo Banco Mundial, por meio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e do Banco Santander.

alesp