Secretário Estadual de Turismo presta contas na Comissão de Atividades Econômicas
O título de Município de Interesse Turístico (MIT) foi o principal tema abordado pelo secretário de Turismo Fabrício Cobra Arbex na reunião da última quarta-feira (6/12), na Comissão de Atividades Econômicas da Alesp. Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para investimentos na infraestrutura turística.
"O MIT é uma ferramenta que movimenta o Estado inteiro. É algo inovador que trouxe consequências positivas para os municípios que começaram a planejar o turismo", disse o secretário, que assumiu a pasta há três meses. Segundo ele, a partir de agora as cidades serão analisadas por ordem de chegada. "Até para não ter qualquer tipo de discussão com relação à preferência por determinado município", disse.
Arbex explicou também que a prioridade da secretaria é acelerar a análise a fim de aumentar o lote de pareceres positivos pela Alesp para que as cidades tornem-se MITs. "Os que não forem possíveis para esse ano serão priorizados a partir de janeiro, quando as análises dos materiais enviados deverão ser concluídas", disse o secretário.
Segundo o presidente da comissão, deputado Itamar Borges (PMDB), é importante que se tenha critério para o procedimento. "A secretaria tem se organizado nessa questão em relação ao tempo de análise, estabelecendo um cronograma de trabalho e recebendo a demanda da Alesp", disse. Para o deputado Sebastião Santos (PRB) os MITs oferecem uma nova vida para as cidades.
Para o secretário, a cidade de São Paulo deveria investir mais no turismo. "O turismo é serviço e gerador de emprego. É preciso que haja mais divulgação das atrações", destacou.
Estiveram presentes na reunião, além dos citados, a deputada Ana do Carmo e José Zico Prado (ambos do PT), Cezinha de Madureira e Edmir Chedid (ambos do DEM), Hélio Nishimoto (PSDB) e Reinaldo Alguz (PV).
Municípios de Interesse Turístico
Para que seja considerada MIT, a cidade deve ter atrativos turísticos, atendimento médico emergencial, serviços de hospedagem e de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto. A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de R$ 650 mil por ano.
A proposta é que, além das 70 estâncias já existentes no Estado, outros 140 municípios sejam incluídos na categoria de MIT. Cinquenta e uma cidades já haviam sido classificadas: Agudos, Altinópolis, Araraquara, Araras, Areias, Barretos, Brodowski, Buritama, Cabreúva, Campina do Monte Alegre, Cardoso, Cruzeiro, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Itapuí, Itupeva, Jaú, Lençóis Paulista, Jundiaí, Limeira, Lins, Mairiporã, Martinópolis, Mira Estrela, Mogi das Cruzes, Monte Alto, Nazaré Paulista, Novo Horizonte, Pedreira, Piedade, Rancharia, Registro, Rifaina, Riolândia, Rosana, Rubineia, Sabino, Sales, Santa Branca, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria, Santo Expedito, São Simão, Tabatinga, Tambaú, Tapiraí, Tatuí, Uchôa e Votuporanga.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições