Assembleia sedia 2º encontro de gestão municipal


08/12/2017 19:00 | Da redação - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Estanislau Beraldo e Flávia Palavéri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214691.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e servidores municipais de 70 cidades paulistas participaram do 2º Encontro de Gestão Municipal realizado pelo IPGM (Instituto Paulista de Gestão Municipal), organização sem fins lucrativos, que orienta os administradores públicos na prestação de contas.

Durante todo o dia, especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como economia, finanças, administração e direito, abordaram de maneira prática e didática, diversos assuntos relacionados à rotina das administrações municipais.

Sidney Beraldo, conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apresentou palestra sobre o IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Tribunal de Contas do Estado), que auxilia o planejamento da gestão pública. "Nossa missão é ser um cão guia e não o cão de guarda das contas dos municípios. Não temos a intenção de reprovar as contas e, sim, de orientar a todos os administradores a como proceder para a aprovação", enfatizou Beraldo.

Casos de sucesso na gestão, bom planejamento municipal e na gestão das cidades, além de avanço no saneamento básico e parcerias público-privadas, foram apresentados por prefeitos de cidades como Santos, Taubaté e São Caetano do Sul.

Santos foi considerada, no ano passado, a melhor cidade do estado paulista, de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Estado e criou o Grupo de Eficiência pública ( GEP), para monitorar os indicadores do TCE. Já em Taubaté, a implantação do turno integral nas escolas, contribui para a redução da criminalidade infanto-juvenil.

"Existem dois problemas recorrentes na gestão pública, a corrupção, que precisa do desenvolvimento de mecanismos para ser combatida e o mau uso do dinheiro público, não necessariamente por má fé e, sim, por falta de informação. Por isso, o encontro curso é fundamental", declarou o presidente da Assembleia, deputado Cauê Macris (PSDB).

O deputado Jorge Caruso (PMDB) apoiou o evento. "O curso existe para ensinar os prefeitos a administrar e gerir de forma correta as contas públicas", disse.

alesp