CPI de Maus-Tratos Contra Animais convoca Unesp e Unicamp


11/12/2017 11:15 | Da assessoria do deputado Feliciano Filho

Compartilhar:

CPI de Maus-Tratos Contra Animais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg214865.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O uso de cobaias no ensino (em sala de aula, não na pesquisa) é uma prática cruel e desnecessária que precisa chegar ao fim a exemplo do que já acontece nas melhores universidades do mundo. Todos os dias cães, gatos, porcos, vacas, coelhos, ratos e outros animais são submetidos a procedimentos absolutamente ultrapassados que causam dor física e psicológica, e que já possuem métodos substitutivos que são, além de éticos, muito mais eficientes.

Depois de ouvir a USP no dia 28 de novembro, a CPI de Maus-Tratos Contra Animais da Assembleia Legislativa de SP, que tem como presidente o deputado estadual Feliciano Filho e é formada por outros oito deputados de diferentes partidos, convoca agora a Unesp, por meio do professor doutor José Roberto Bosqueiro, da Faculdade de Ciências da Unidade de Bauru e a Unicamp, representada pelo professor doutor Wagner José Fávaro, do Instituto de Biologia para os dias 12 e 13 de dezembro, respectivamente.

As três universidades se declararam contrárias ao PL 706 de Feliciano Filho que restringe o uso de animais no ensino. A alegação é de que não existem métodos substitutivos para todos os procedimentos fazendo-se necessário, inclusive, o emprego de diversos animais saudáveis em cirurgias, muitas vezes, apenas para ver o funcionamento dos órgãos internos.

No entanto, várias universidades no Brasil já deixaram de usar cobaias no ensino como a Faculdade de Medicina do ABC, FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Anhembi-Morumbi, FAM (Faculdade das Américas), Universidade de Guarulhos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Tocantis, Faculdade Metropolitana de Manaus e Universidade Federal de Pernambuco.

Segundo o Comitê de Médicos para a Medicina Responsável (com sede em Washington e 12 mil médicos associados em todo o mundo), das 202 faculdades médicas existentes nos EUA e Canadá, mais nenhuma usa cobaias em aulas práticas desde 2016. No QS World University Rankings 2016-2017, que mede anualmente a qualidade do ensino universitário no mundo, as três primeiras colocações são MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Stanford e Harvard " universidades americanas que não fazem uso de cobaias em seus cursos de Medicina.

Protetores, ativistas, professores, estudantes e amantes dos animais em geral estão convidados para assistir a discussão sobre o uso de cobaias no ensino que, durante os dois dias, acontece às 11h, no Auditório Teotônio Vilela, na Av Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar, no Parque do Ibirapuera.

alesp