Santa Branca tornou-se MIT


14/12/2017 09:14 | Da assessoria do deputado André do Prado

Compartilhar:

André do Prado (3º à esq.)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215229.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Santa Branca, agora, é Município de Interesse Turístico (MIT). O governador Geraldo Alckmin sancionou na tarde desta quarta-feira, (1º), a lei, que concede à cidade este título.

Os deputados estaduais aprovaram o projeto de Lei no último dia 26 de outubro e, desta vez, 31 cidades foram contempladas com o título. A partir de agora, o município terá acesso aos recursos do Fundo de Melhorias das Estâncias, na ordem de R$ 650 mil por ano, que poderá ser empregado em infraestrutura e no desenvolvimento de programas de melhoria e preservação ambiental, urbanização, serviços e equipamentos turísticos.

Participaram do ato o prefeito Celso Simão e os vereadores Eder Senna (presidente da Câmara Municipal), Junior Mineiro, Helcinho Castello, Juan Jimenez, Ricardo Cabral, Rosemara Salete dos Santos e Valdemar de Siqueira.

Para o deputado André do Prado o título é um marco para Santa Branca que, agora, poderá explorar o turismo em benefício da população com a geração de empregos e renda. "Tenho convicção que o potencial turístico de Santa Branca, com seu patrimônio arquitetônico, histórico e cultural, é um diferencial para a região e poderá ser explorado para atrair os visitantes para a cidade", comentou.

O parlamentar foi o responsável pela apresentação do projeto de Lei, na Assembleia Legislativa, e desde acompanhou a tramitação do processo junto a Casa de Leis e também na Secretaria de Estado do Turismo, onde foi apreciado os requisitos estabelecidos pela Lei 1.261 de abril de 2015, que estabelece condições específicas para a classificação de Estâncias e de Municípios de Interesse Turístico, como: a elaboração de um Plano Diretor de Turismo, a ativação do Conselho de Turismo, levantamento dos potenciais de visitação da cidade, entre outros.

O prefeito Celso Simão ressaltou a importância deste título à cidade. "Como MIT, Santa Branca vai poder explorar a parte turística. O turismo terá mais contribuição no PIB. É um efeito em cadeia que deve resultar em avanços econômicos muito significativos", observou. Parte dos recursos deve ser liberada nos próximos meses.

O vereador Helcinho Castello teve muita participação no processo para viabilizar a classificação de Santa Branca como Município de Interesse Turístico. "Desde 2013, a gente trabalha para que seja despontado este potencial turístico. A primeira vez que tratei disso com o deputado André, naquele ano, num sítio de Santa Branca, ele gostou da ideia. Também acreditou no desenvolvimento sustentável da cidade. Esta classificação saiu porque pessoas empenhadas, como o deputado André, não desistiram de melhorar Santa Branca", comentou.

Fundada em 22 de maio de 1832 e elevada a cidade em 05 de março de 1856, Santa Branca conta com um rico patrimônio arquitetônico do tempo imperial como, por exemplo, a igreja matriz construída por escravos em 1828. Ela foi erguida sobre alicerces e paredes de taipa de pilão, o que constitui a base do atual prédio. A Câmara Municipal, construída pelo Ajudante Braga na época imperial com mão de obra escrava e as fazendas que remontam o período de ouro do café são outros tipos de prédios históricos existentes no local.

Com pouco mais de 13.763 habitantes, a cidade fica a 91 quilômetros da Capital, e tem uma vasta programação cultural com diversos festejos como Carnaval de rua, a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa da Padroeira Santa Branca e as tradicionais cavalgadas e, ainda, outras manifestações culturais, como o Moçambique, a Folia de Reis, a Catira, São Gonçalo, danças típicas e folclóricas brasileiras.

Muro para contenção

Após a cerimônia no Palácio, o prefeito Celso Simão e os vereadores apresentaram, por intermédio do deputado André do Prado, o pedido para a construção de um muro de contenção na Avenida Santa Luzia, para estabilizar uma área da Rua José Florêncio afetada por um deslizamento de solo decorrente de fortes chuvas em 27 de janeiro passado.

Um talude existente na área sofreu uma ruptura e causou a movimentação de terra. Quatro casas ainda apresentam riscos de queda, de acordo com informações da Prefeitura. Os técnicos do Estado vão analisar o pedido apresentado pelo município.

alesp