Apoio contra o fechamento do Hospital Universitário da USP


14/12/2017 09:24 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:

Raul Marcelo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215197.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Total apoio aos estudantes, servidores públicos e residentes do Hospital Universitário (HU), vinculado à Universidade Estadual de São Paulo (USP). A intenção do governador Alckmin é fechar as portas do hospital, sob a justificativa, segundo o reitor Marco Antonio Zago, de que o HU é "um custo" desnecessário. É a velha política de desmonte do PSDB em relação aos serviços públicos de saúde.

O hospital é praticamente a única alternativa para os residentes da região do bairro Butantã terem acesso à saúde gratuita. Além disso, é parte importante da formação dos estudantes de Medicina, curso mais importante do País. No Estado mais rico da federação, em que o governo abriu mão de pelo menos R$ 14,6 bilhões neste ano com desonerações e destinou apenas R$ 10,2 bilhões para serem rateados pelas três universidades estaduais " USP, Unicamp e Unesp ", os futuros médicos ainda não sabem onde vão cumprir a parte prática do curso.

O HU da USP atende a toda a comunidade universitária e à população de diversos bairros e municípios vizinhos à capital paulista. Referência da região oeste da capital paulista, até 2013 prestava 282 mil atendimentos de emergência e 13 mil internações, além de 12 mil consultas ambulatoriais, 400 cirurgias, 3.543 partos, 140 mil exames de imagem e 965 mil exames laboratoriais custeados com apenas 8% da verba destinada à USP.

alesp