RUMO S. A. presta esclarecimentos a FTRAM
Em reunião presidida pelo deputado estadual João Caramez, dia 11/12, a Frente Parlamentar em prol do Transporte Metroferroviário " FTRAM teve duas palestras. O diretor Regulatório e Institucional da RUMO S.A, Guilherme Penin, ministrou palestra sobre "Ferrovia: Instrumento de Desenvolvimento para o Estado de São Paulo" e respondeu questionamentos dos membros da Frente. Antecedendo a discussão, fez uso da palavra o conselheiro Consultivo do Instituto de Engenharia " IE, Antônio Maria Claret Reis de Andrade, que explanou sobre "Lei Federal nº 13.303/16 - Avanços e Recomendações".
As mudanças operacionais da RUMO de 2015 a 2017, a renovação da Malha Paulista e os benefícios para o estado de São Paulo foram os tópicos discorridos na palestra de Penin. Segundo o diretor, entre os desafios da Fusão estavam as péssimas condições de material rodante, gerando eficiência inferior a desejada.
"Também enfrentamos a má condição da via permanente; limitação de capacidade; alto índice de acidentes; processos internos visando o curto prazo; endividamento alto e baixo número de contratos de longo prazo", disse Penin que destacou também a Operação Norte, em especial, a duplicação do trecho Campinas " Santos.
Já na palestra de Claret, destaque como ponto positivo a lei o estabelecimento de governança para empresas públicas e sociedades de economia mista de âmbito federal, estadual e municipal. Também falou da limitação da ação dos órgãos externos de supervisão (Tribunal de Contas) e do avanço nas regras de licitação e contratação de serviços e aquisição de bens.
A respeito dos pleitos da sociedade, ressaltou a definição clara de anteprojeto, projeto básico e executivo; licitar somente com projeto básico completo e contratar apenas com projeto executivo completo. Para ele, isso é fundamental para a celeridade das obras. "Além disso, é preciso ter seguro garantia para contratos de serviços e obras de engenharia e introdução da matriz de risco", falou. Claret ainda enfatizou pontos que devem ser melhorados como: pré-qualificação, aquisição de bens, contratação por técnica e preços, arbitragem, garantias e prazos e licitação com financiamento internacional.
Caramez agradeceu a participação dos palestrantes e colaboração dos membros da Frente que durante o ano realizaram importante trabalho em favor do transporte sobre trilhos. "Agradeço a todos os membros a colaboração para o bom andamento dos trabalhos até esta que é a décima reunião da Frente. Agora, nos debruçaremos nos trabalhos para elaboração do relatório da FTRAM e no início do próximo ano levaremos as demandas coletadas ao longo de 2017 à Câmara dos Deputados."
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições