Contaminação pelo benzeno é tema de encontro


19/12/2017 15:23 | Leonardo Battani - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Mesa da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Simone Alves dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cezinha de Madureira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215505.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dados levantados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) revelaram que 64% das cidades de São Paulo estão contaminadas pelo benzeno. A informação foi divulgada na última terça-feira (19/12) durante reunião informal da Comissão de Saúde, na Assembleia Legislativa.

O benzeno é um dos compo­nentes da gasolina, e por isso as maiores contaminações estão nos postos de abastecimento. Segundo informações da Cetesb, existem 4.137 postos onde o resíduo é encontrado em excesso, atingindo tanto o meio ambiente, quanto os trabalhadores e usuários.

Para reduzir a contaminação, a Secretaria de Saúde lançou o Programa de Vigilância de Postos de Combustível. O objetivo é informar os proprietários, frentistas e usuários dos estabelecimentos para reduzir a exposição, o contágio e seus malefícios.

A diretora técnica da divisão de vigilância sanitária da secretaria, Simone Alves dos Santos, enumerou algum deles: dores de cabeça, tonturas, náuseas e problemas nas vias respiratórias. "Se já contaminou o ambiente, há chances de quem participa do processo também contagiar-se", comentou.

Santos apontou a ampliação das funções dos postos, que não são utilizados exclusivamente para o abastecimento dos veículos. "Existem lojas de conveniências, lavagem de carros, tudo isso aumenta o número de pessoas no local e a exposição delas ao risco."

Uma das medidas apon­tadas para prevenir o contágio foi ressaltada pelo deputado Marcos Martins (PT), autor do Projeto de Lei 247/2017, que proíbe os postos a abastecerem combustível nos veículos após acionada a trave de segurança das mangueiras das bombas. Essa medida, segundo o parlamentar, diminuiria a exposição ao vapor liberado na hora do abastecimento. "Ao acionar a trava, o frentista pode afastar-se da mangueira durante o abastecimento", disse.

Martins também demonstrou preocupação com o crescente número de mulheres frentistas. "Caso elas estejam grávidas, a exposição ao benzeno pode ocasionar alterações no feto", explicou. O deputado ainda comentou a falta de prevenção. "Não há nenhuma lei estadual a respeito do assunto. Há portarias obrigando o uso de máscaras e luvas, mas isso não é respeitado", comentou.

Além dos parlamentares citados, estiveram presentes na comissão Carlos Neder (PT), Cezinha de Madureira (DEM) e Hélio Nishimoto (PSDB).

alesp