Programa Vizinhança Solidária poderá reforçar a segurança no Estado


27/12/2017 23:50 | Da Redação

Compartilhar:

Imagem ilustrativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2017/fg215998.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Fazer com que a vizinhança se comunique para melhorar a segurança de um bairro. É o que sugere o Projeto 904/2017, aprovado nesta quarta-feira (27/12), pelos deputados estaduais. Se sancionado pelo governador, o programa Vizinhança Solidária será implantado em todo o Estado pela Polícia Militar em parceria com a população.

O deputado Coronel Camilo (PSD), autor da iniciativa, afirma que o objetivo é expandir a ação - que já existe desde 2009 - e envolver a sociedade nas ações de segurança. "Vai ajudar a segurança pública e as pessoas vão voltar a ser solidárias. Esses grupos podem ser criados pelo whatsapp, facebook, telefone etc. O intuito é que elas vigiem solidariamente as áreas públicas da sua região, evitando que atitudes suspeitas aconteçam", declarou.

Pela proposta, será preciso uma pessoa para representar os moradores que manifestarem interesse no programa, além da possível participação do Conselho Comunitário de Segurança " Conseg - da região. A orientação, apoio e acompanhamento da PM serão feita através de seu Batalhão, Companhia ou outra Unidade responsável pelo policiamento local.

"Só a participação da sociedade faz com que os resultados sejam obtidos com êxito, além da compreensão de que o Estado não é onipresente em diversas situações na sociedade", concluiu Camilo.

alesp