Opinião - 53% das crianças brasileiras vivem na miséria!
É um dado, a princípio, assustador: 53% das crianças brasileiras sobrevivem em plena miséria. Estudo recente, da Fundação Abrinq, constatou: 40% das crianças brasileiras estão em situação de pobreza. Consideram-se pobres, nessa avaliação, todas as famílias que ganham menos de meio salário mínimo por mês. Então, se a família ganhar mais de meio salário mínimo, já não é pobre. Assim, uma família que recebe 500 reais não é pobre. Já segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17 milhões de jovens estão em situação de pobreza. Somando-se, portanto, os pobres e os de extrema pobreza, a conclusão é óbvia: 53% das crianças, no Brasil, vivem (sou sobrevivem) em plena miséria.
O IBGE é um instituto oficial digno, até prova em contrário, de total credibilidade. Daí vem a minha indagação: quem está se mexendo para mudar essa realidade no Brasil? É triste falar, mas quando a população se revolta contra a classe dirigente, contra a classe política, ela tem razão! Quem atenta para essa situação gravíssima representada por um país com 53% de crianças sobrevivendo na miséria?
A minha cidade, Ribeirão Preto, uma das mais ricas do Estado de São Paulo, tem hoje 90 favelas! Nem é bom falar quantas favelas tem a cidade de São Paulo.
E esse pessoal favelado, bem como mais da metade dos brasileiros, não tem rede de esgoto nas suas casas, não tem privada, não tem água tratada! Agora, vamos ver como está a situação em Brasília: será que lá tem gente preocupada com isso ou houve uma acomodação?
No ano que vem, conforme prevê o calendário, haverá eleições. E eu me indagava, com os meus botões: quais serão, mais uma vez, os mais votados? Não tive dúvida em me responder: "voto em branco, voto anulado e, sobretudo, eleitor que não vai votar por não acreditar em ou não estar preparado para as eleições".
Para o povo se preparar, votar conscientemente, ele precisa de líderes. E onde estão os líderes? Quem quer participar da política? Hoje a política é considerada coisa suja. O papa Francisco, falando sobre política, foi muito objetivo ao ser indagado por que havia tanta corrupção e violência no Brasil e o que seria possível fazer para mudar tudo isso: "ingressem na política porque a política, quando feita com honestidade, com capacidade, é a maior prova de amor ao próximo".
Reiterei, em pronunciamento recente na Alesp, um apelo aos eleitores brasileiros para procurarem, ao destinarem seu voto, candidatos dotados de quatro qualidades básicas: honestidade, capacidade, idealismo e coragem. Não basta, portanto, ser honesto e não ser capaz ou ser idealista e não ter coragem para enfrentar os desafios inerentes ao cargo disputado. São qualidades, enfim, essenciais e capazes de contribuir para mudar esse triste quadro representado, lamentavelmente, por 53% das nossas crianças vivendo em condições sub-humanas.
(*) Welson Gasparini é deputado pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto
Notícias mais lidas
- Projeto Cívico-Militar começa em 100 escolas de SP na segunda-feira, 2/02
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Deputada aprova isenção de IPVA para motos até 180 cilindradas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Idealizado por deputado, hospital regional de Cruzeiro será inaugurado nesta quinta-feira, 5
- Sessão Inaugural abre trabalhos legislativos da Alesp em 2026
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações