Atletas poderão ter de comprovar boas condições de saúde para lutar


15/01/2018 17:49 | Da Redação

Compartilhar:

	Imagem ilustrativa (pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216310.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados estaduais aprovaram projeto de lei que obriga a realização de exames de saúde nos profissionais de lutas marciais antes de qualquer competição. Os testes têm o objetivo de preservar o bem-estar dos esportistas e garantir as condições necessárias para a inscrição nos torneios.

De autoria do deputado Paulo Correa Jr. (PEN), a proposta prevê que os exames de sangue, sorologias e cardiovasculares sejam entregues com antecedência de um mês. Ele explica que outros testes deverão ser pedidos anualmente, como radiológicos e oftamológicos, com validade por três anos. Um exemplo seria a tomografia do crânio.

O parlamentar explicou a preocupação com a saúde do atleta. "É uma medida para evitar o risco de participar de competições caso esteja com algum problema de saúde. O acompanhamento médico será feito também após as competições, a fim de garantir o retorno seguro aos treinos", disse.

O Projeto de Lei 313/2017 também sugere que os locais onde ocorrem os eventos estejam adequados quanto à segurança e higiene e que tenham sempre dois socorristas, ambulância e profissionais habilitados para prestar socorro aos atletas.

A proposta também estabelece outras obrigações, como o uso de equipamentos de proteção individual e a idade mínima de 16 anos para os espectadores dos torneios das lutas de boxe, kickboxing, muay thai, MMA e outras lutas com índice elevado de agressividade e golpes traumáticos.

Para que possa virar lei, a proposta precisa obter a sanção do governador Geraldo Alckmin.

alesp