Atletas poderão ter de comprovar boas condições de saúde para lutar
Os deputados estaduais aprovaram projeto de lei que obriga a realização de exames de saúde nos profissionais de lutas marciais antes de qualquer competição. Os testes têm o objetivo de preservar o bem-estar dos esportistas e garantir as condições necessárias para a inscrição nos torneios.
De autoria do deputado Paulo Correa Jr. (PEN), a proposta prevê que os exames de sangue, sorologias e cardiovasculares sejam entregues com antecedência de um mês. Ele explica que outros testes deverão ser pedidos anualmente, como radiológicos e oftamológicos, com validade por três anos. Um exemplo seria a tomografia do crânio.
O parlamentar explicou a preocupação com a saúde do atleta. "É uma medida para evitar o risco de participar de competições caso esteja com algum problema de saúde. O acompanhamento médico será feito também após as competições, a fim de garantir o retorno seguro aos treinos", disse.
O Projeto de Lei 313/2017 também sugere que os locais onde ocorrem os eventos estejam adequados quanto à segurança e higiene e que tenham sempre dois socorristas, ambulância e profissionais habilitados para prestar socorro aos atletas.
A proposta também estabelece outras obrigações, como o uso de equipamentos de proteção individual e a idade mínima de 16 anos para os espectadores dos torneios das lutas de boxe, kickboxing, muay thai, MMA e outras lutas com índice elevado de agressividade e golpes traumáticos.
Para que possa virar lei, a proposta precisa obter a sanção do governador Geraldo Alckmin.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições