Assegurada recondução de professores da categoria F às salas de leitura


18/01/2018 13:55 | Da assessoria do deputado João Paulo Rillo

Compartilhar:

José Renato Nalini, João Paulo Rillo e Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216343.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Paulo Rillo conseguiu manter os professores da categoria F à frente do projeto das salas de leitura. Portaria de 13 de dezembro de 2017 assegurou a recondução dos professores às atividades dessa estratégia pedagógica. Em todo o Estado são mais de 600 municípios com salas de leitura, em 3.143 escolas, atendendo 2,3 milhões de alunos.

Lideranças no desenvolvimento do projeto, os professores da categoria F foram qualificados para as atividades, inclusive com cursos realizados em parceria com o Instituto Ayrton Senna, e estavam ameaçados de serem substituídos por professores readaptados. Segundo a portaria, professores com avaliação satisfatória do conselho escolar serão reconduzidos automaticamente.

Alertado sobre o problema durante reunião, em novembro de 2017, com professores de Jales e Luis Especiato, diretor da EE Professor Carlos de Arnaldo Silva Prata, Rillo questionou o secretário da Educação José Renato Nalini durante audiência de prestação de contas, em dezembro, na Assembleia Legislativa. "Embora o secretário estivesse disposto a solucionar a situação, a mobilização dos professores foi determinante para essa conquista", relembrou o parlamentar que, ao longo dos últimos dois meses, insistiu em gestões junto ao governo para obter uma solução para o problema.

alesp