Plano de emergências poderá reduzir danos em áreas de ressaca no litoral


22/01/2018 19:30 | Leonardo Battani

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: www.vimeo.com)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados aprovaram projeto de lei que cria um plano de emergência para evitar mortes e danos materiais nos períodos de maré alta nas cidades litorâneas do Estado. O autor da iniciativa, deputado Cássio Navarro (PMDB), explicou as ações previstas e a criação de um sistema de alerta. "Considero a medida importante para prevenção e alerta à população. Nos Estados Unidos as pessoas são avisadas sobre os furacões e podem tomar as precauções necessárias", comparou.

Segundo a proposta, será realizado um cadastro eletrônico dos moradores para que eles recebam alertas pelo celular sobre os riscos de ressaca e sejam informados das condições do mar. O projeto também dispõe que sejam firmadas parcerias com as instituições que estudam as condições do mar no litoral do Estado.

Caso torne-se lei, o plano contará com a instalação de sirenes de alerta e a realização periódica de exercícios de simulação em comunidades de maior risco em situações de ressaca.

O Projeto de Lei 211/2017, que cria o Plano de Ação de Emergências contra os efeitos da ressaca no litoral do Estado, aguarda sanção do governador.

alesp