Veto à Lei do Benzeno é derrubado na Alesp


30/01/2018 11:27 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216635.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Desde janeiro deste ano, os postos de combustíveis de todo o Estado de São Paulo estão proibidos de abastecer os veículos além do limite da bomba. A lei 16.656/2018, de autoria do deputado Marcos Martins, tem como objetivo preservar a saúde e o meio ambiente da exposição e da contaminação pelo benzeno.

O benzeno é um líquido incolor e inflamável presente nos derivados de petróleo, que evapora quando em contato com o ar. É um produto sabidamente cancerígeno, por isso deve ter seu uso controlado. Ao abastecer um veículo além do limite da bomba, por exemplo, os vapores do benzeno desprendem-se da gasolina e espalham-se pela atmosfera, colocando em risco a saúde dos frentistas, dos usuários de postos de abastecimento, da população do entorno, de quem estiver passando e do meio ambiente como um todo. 

"Ao interromper o abastecimento quando a trava da bomba for acionada, conseguimos evitar que os vapores do benzeno sejam dispersados pela atmosfera, garantindo um ambiente saudável para todos", afirmou o autor da lei.

Após ter sido aprovado pela Alesp no final de 2016, o projeto foi vetado pelo governador Geraldo Alckmin. Devido ao seu caráter protetivo à saúde e ao meio ambiente, no entanto, o deputado conseguiu, no final de 2017, derrubar o veto e promulgar a lei.

Marcos Martins

alesp