Condutores de transporte escolar escolherão representantes para negociar com a prefeitura


31/01/2018 11:36 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Convite <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2018/fg216699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado Carlos Giannazi, o auditório Franco Montoro da Alesp sediará no próximo sábado (3/2), a partir das 9h, audiência pública com objetivo de escolher os representantes dos condutores credenciados no Sistema Vai e Volta de Transporte Escolar Gratuito (TEG) para as negociações com a Secretaria Municipal dos Transportes. Por meio do Comunicado 2/2018, publicado em 16/1, a secretaria anunciou sua intenção de excluir cerca de 1,2 mil condutores do programa.

O benefício, oferecido desde 2001, está sendo aos poucos reduzido pelo governo Doria. Em 2017, o orçamento do transporte escolar, de R$ 217,5 milhões, sofreu corte de R$ 41 milhões " cerca de 19%. Para isso, as escolas municipais estão obrigando os pais de alunos a assinarem um documento pelo qual abrem mão do serviço. Caso não assinem, seus filhos serão transferidos para escolas mais próximas de suas residências (normalmente com pior qualidade de ensino) e sem direito ao TEG, que só é fornecido quando a distância entre casa e escola é superior a dois quilômetros.

Em audiência pública realizada em 26/6/2017, também por iniciativa de Carlos Giannazi, os condutores já alertavam para o problema das mudanças de critério para a concessão do TEG, que impactam diretamente em sua remuneração.

alesp