Torcedores e clubes de futebol poderão ser penalizados por praticar atos de racismo
Foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto que prevê a aplicação de punições a torcedores e clubes de futebol cujas torcidas praticarem atos de racismo ou homofobia nos estádios. As punições administrativas também poderão ser aplicadas caso a conduta ocorra fora dos estádios, mas em local relacionado à torcida.
O deputado Edmir Chedid (DEM), autor do projeto, explicou que em estádios é comum presenciar xingamentos e gritos de torcida com conteúdo ofensivo. "São essas pequenas práticas que alimentam uma discriminação ainda presente em nossa sociedade, criando-se uma cultura favorável à disseminação de violência e à discriminação concreta contra negros e homossexuais", disse.
Segundo a justificativa do projeto, o modelo de penalidades administrativas pode tornar mais eficiente a aplicação da própria legislação penal.
A prática de tais atos discriminatórios será apurada em processo administrativo, a partir da reclamação do ofendido ou de qualquer cidadão ou entidade. O torcedor infrator pagará multa entre cem e duas mil Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp). O clube responsabilizado também pagará multa, com valor entre um e dez mil Ufesp.
O Projeto de Lei 1100/2017 foi aprovado no último dia 27/12 e aguarda sanção do governador para tornar-se lei.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições