Abandono de prédio de oficina cultural em Sorocaba


07/02/2018 11:57 | Da assessoria do deputado Raul Marcelo

Compartilhar:


Após conversa com artistas sorocabanos nas últimas semanas, o deputado Raul Marcelo protocolou na última terça-feira (6/2) um requerimento em que questiona o governo estadual sobre o não funcionamento da Oficina Cultural Grande Otelo, no centro de Sorocaba. Construído em 1940 e tombado como patrimônio histórico em 2014, o prédio recebeu atividades na área de teatro, dança, cinema e fotografia.

Para Raul Marcelo, a oficina tem o papel estratégico de um espaço de formação cultural, que atende 65 municípios da região de Sorocaba. "O fechamento da Grande Otelo prejudicou o acesso à cultura dos sorocabanos, uma vez que a instituição é um efervescente polo de formação cultural, sendo um espaço que testemunhou grande parte da vivência cultural em Sorocaba", afirmou o deputado.

O imóvel pertence à Secretaria de Estado da Cultura, razão pela qual abrigou, durante mais de 20 anos, inúmeros projetos culturais de importância estratégica para a vida cultural do município de Sorocaba, incluindo oficinas culturais que foram oferecidas gratuitamente à população.

"Lamentavelmente esse prédio encontra-se fechado há mais de três anos. Em vez de realizar atividades de inclusão por meio de ações culturais, a população da região sofre com a exclusão social e o abandono de um prédio com valor histórico, assim como com a ausência de efetivas políticas públicas na área cultural da cidade", lamentou Raul Marcelo.

alesp