Rede municipal exonera todos os professores de bandas e fanfarras


08/02/2018 11:34 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Carlos Giannazi e alguns dos professores demitidos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217104.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi buscará junto ao Ministério Público Estadual (MPE) uma alternativa para reverter a exoneração de todos os professores de bandas e fanfarras da rede municipal de São Paulo, conforme publicado no Diário Oficial de 31/1. Esses professores ocupavam cargos em comissão criados antes da Constituição de 1988, cuja legalidade vinha sendo questionada pelo MPE.

Desligados sem aviso prévio e sem explicações, os professores afirmam que a prefeitura deixou de se empenhar para buscar uma situação menos traumática: desde o início de sua gestão, Doria optou pelo corte, como vem fazendo nas demais áreas sociais. "Com essas demissões, está havendo o desmonte de um patrimônio cultural, musical e educacional construído ao longo de 40 anos", afirmou Giannazi.

Além da afronta à dignidade humana desses docentes, que atuam há décadas na rede municipal, o deputado denunciou a intenção da Secretaria de Educação de precarizar o ensino de música, contratando instrutores de nível médio em vez de professores formados. "Trata-se de um retrocesso para a rede municipal, sobretudo para o ensino de música. A oferta de aulas já era insuficiente, mas o pouco que existia tinha muita qualidade. Agora isso é destruído por conta desse corte", lamentou.

alesp