Opinião - Somos todos agentes políticos


15/02/2018 16:16 | Davi Zaia

Compartilhar:


Por mais indigesto que tenha se tornado para a maioria das pessoas, falar de política é necessário, pois é somente por meio dela que conseguimos planejar e executar avanços em nossa sociedade.

A origem da palavra política está diretamente relacionada à organização da coletividade. Contudo, é verdade que, pelo menos em nosso país, o real sentido de seu exercício não tem sido praticado por muitos.

Mas ao mesmo tempo é importante não perdermos de vista que todos nós somos políticos. Ainda que você não seja partidário ou não exerça nenhum cargo eletivo, é, porém, um cidadão inserido em uma sociedade e isso te faz protagonista.

Mas qual a razão de debatermos isso agora?

Oras! Em uma semana em que ouvimos Collor anunciar sua candidatura, em que acompanhamos o desenrolar das acusações contra o ex-presidente Lula, entre tantas outras notícias que levam o povo brasileiro cada vez a desacreditar da política, entendo ser necessário reforçarmos o papel que cada um de nós, cidadãos de bem, exerce em nosso país.

Primeiramente, é preciso enaltecer a postura de nossa população que, movida pelo sentimento de justiça e fim da impunidade, vem também se atentando cada vez mais e manifestando suas vontades, suas necessidades. Isso é um ganho imensurável que a democracia nos propicia.

Contudo, ainda percebemos aqueles que, frustrados diante de tanta corrupção, de tantas injustiças, acabam por se omitirem. Esse é o caminho mais perigoso!

Perigoso porque enquanto as pessoas de bem se omitem, os mal-intencionados vão ganhando espaço. Portanto, exercer cidadania é, hoje, mais do que um direito de cada um de nós, um dever em favor da coletividade.

Há quem pense que o seu papel enquanto cidadão termina no voto. Ledo engano! Ali começa a missão. Fiscalizar as ações de seus representantes, acompanhar o seu trabalho, a sua trajetória de vida é fundamental para que nosso país seja governado por pessoas sérias, íntegras e com disposição para trabalhar pelo bem comum. É o voto o único instrumento capaz de selecionar!

Portanto, amigo leitor, neste ano crucial para nosso Brasil, comecemos com pequenas e simples ações, avaliando o cenário, as pessoas, separando o joio do trigo, buscando quem tem histórico de trabalho. Vamos juntos assumir essa tarefa de construir o Brasil que queremos.

Davi Zaia é deputado pelo PPS

alesp