Reunião sobre o Dia da Queima do Alho


23/02/2018 12:00 | Da assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Enio Tatto (ao centro) com tropeiros da comitiva<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2018/fg217663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tropeiros da Comitiva do Alho estiveram, na última quinta-feira (22/2), no gabinete do deputado Enio Tatto. Eles vieram à sede da Alesp para conversar sobre a minuta de um projeto de lei que o parlamentar elabora para instituir o Dia da Queima do Alho, a realizar-se anualmente em 25 de agosto.

"O nome Queima do Alho vem da tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Barretos", lembrou Enio Tatto. Segundo ele, o cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. "Há um concurso culinário e vence o cozinheiro que preparar a melhor comida no menor tempo", acrescentou.

Conforme a minuta do projeto, o Dia da Queima do Alho será coordenado pelas secretarias estaduais de Turismo e de Cultura. Caberá a elas "coordenar, orientar, organizar e estimular práticas culturais, de lazer e educacionais, como competições e apresentações musicais, além de promover atividades relacionadas ao tema com vistas ao resgate histórico dessa festa", comentou o deputado.

Os tropeiros que estiveram no gabinete de Enio Tatto são das cidades de Itapecerica da Serra, Osasco e Barretos, entre eles Sergio Montana, da Comitiva Montana, e Jota Carvalho, locutor oficial da Violeira Rose Abrão e membro do Clube Os Independentes, que promove a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.

alesp